Dmae promove curso interno de segurança do trabalho

26/06/2019 19:00
Renan Lima/DMAE PMPA
DMAE
Participaram trabalhadores de atividades que requerem conhecimento de construção
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) promoveu nesta semana o curso Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – Norma Regulamentadora 18. A formação, organizada pela Universidade Corporativa do Dmae - Unidmae, foi ministrada pelo engenheiro e técnico de Segurança do Trabalho, Carlos Vicente John, para 14 servidores do Dmae que realizam atividades relacionadas a intervenções que requerem conhecimento de construção. O curso foi realizado nas tardes dos dias 25 e 26, nas dependências da Estação de Tratamento de Ãgua Moinhos de Vento.
 
De acordo com a coordenadora da Unidmae, Nádia Lorini, os treinamentos dessa natureza têm caráter preventivo e são obrigatórios segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
 
Durante a formação, o técnico Carlos John apresentou ferramentas para auxiliar na identificação dos requisitos da NR 18 para avaliar as condições e o meio ambiente de trabalho. Um dos assuntos abordados com o grupo foi a análise de situações cotidianas com enfoque na possibilidade de risco grave iminente e o uso adequado de equipamentos de segurança no ambiente de trabalho. A correta avaliação de risco e uso de equipamentos adequados de prevenção e segurança evitam acidentes e riscos desnecessários em campo.
 
Histórico - O Dmae realiza treinamentos previstos nas Normas de Segurança do Trabalho para capacitar os servidores a trabalhar preventivamente nas atividades de construção civil, espaço confinado e áreas de risco, entre outras, mantendo a saúde e a segurança do trabalhador. 

  

 

Renan Almeida (estagiário)/Supervisão: Andréa Menezes

Andrea Brasil