Dmae promove reunião sobre a obra de esgoto do Arroio Cavalhada
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) promoveu uma reunião com os moradores do bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira, 13. A iniciativa teve como objetivo esclarecer os moradores da região sobre o andamento das obras de implantação do coletor de esgoto cloacal na bacia do arroio Cavalhada.
O encontro contou com a participação de moradores da região e da Presidente da Associação Mulheres de Anita Garibaldi, Rosaura Duarte. Na oportunidade os técnicos do Departamento, o engenheiro Jorge Antonio Brino Junior e a assistente social Patrícia Tompsen Bandel , informaram à comunidade sobre os procedimentos necessários e os impactos para a realização desta obra. Outro assunto abordado na reunião foi a realização do Trabalho Técnico Social (TTS) com a comunidade atendida pela obra, onde a assistente social do Departamento explicou como será realizado o trabalho. Patrícia enfatizou que parte do esgoto ainda é despejado no Guaíba sem tratamento e que, com todos fazendo a sua parte, verificando se sua residência está ligada corretamente na rede, por exemplo, estarão ajudando a universalizar o tratamento de esgoto da cidade.
Obra - O coletor tronco será implantado entre as ruas Octávio de Souza e Jataí, numa extensão de 3,1 quilômetros, nos diâmetros de canalizações que variam de 150 a 700 mm, beneficiando cerca de 36.470 habitantes, em torno de 11 mil famílias. Esse trecho terá um custo de R$ 2,4 milhões e deverá estar concluído em dezembro. A obra de implantação do coletor tronco C-2 do Arroio Cavalhada é financiada pela Caixa Econômica Federal (OGU - PAC2).
Histórico - O Trabalho Social do Dmae é realizado em parceria com empresas contratadas, atua em áreas recém regularizadas ou ocupações irregulares do solo em Porto Alegre e tem o objetivo de estabelecer um diálogo com a população orientando sobre o uso adequado das redes de abastecimento de água e de esgoto. Os projetos nas bacias dos arroios Dilúvio, Capivara e Cavalhada têm como objetivo realizar a separação do esgoto, ligando as residências às redes de esgoto corretas (cloacal) para que seja levado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos Serraria. A obra da bacia do Arroio Cavalhada faz parte das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Zona Sul.
Taís Dimer Dihl