Dmae realiza limpeza de decantadores na Estação Moinhos de Vento

08/10/2021 12:37
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Lavagem encerrou-se às 4h

O Departamento Municipal de Água e Esgotos finalizou às 4h desta sexta-feira, 8, o serviço programado para lavagem de dois decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. Assim como acontece nas residências, que devem ter suas caixas de água limpas periodicamente, as estações de tratamento também realizam a limpeza não só nos reservatórios de água tratada como também nos vários ‘reservatórios’ que armazenam água durante as etapas de tratamento da água. No caso dos decantadores, a limpeza retira principalmente o lodo que vem da água bruta do lago Guaíba e se deposita no fundo de cada tanque (na etapa chamada decantação), juntamente a outras partículas sólidas que se aglutinam em flocos na etapa anterior do tratamento, a floculação.

A ETA Moinhos reserva 30 mil metros cúbicos de água tratada e abastece cerca de 167 mil habitantes em 16 bairros de Porto Alegre. Para tanto, possui oito decantadores. Quatro pequenos, que são limpos alternadamente sem impactar na produção de água, e quatro grandes, que são limpos de dois em dois, também alternadamente, em serviço que diminui a vazão da produção de água, o que pode causar baixa pressão em alguns pontos dos bairros abastecidos pela ETA.  Na próxima quinta-feira, 14, será realizada a lavagem dos decantadores seis e oito, se as condições climáticas permitirem. Acompanhe os serviços programados do Dmae no twitter @dmaepoa.

Bairros abastecidos pela ETA Moinhos de Vento: Auxiliadora, Azenha, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília, Santana e São João.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes