Dmae realiza troca de bomba para ampliar vazão de água nas Ilhas

12/02/2021 10:49
Andréa Menezes/ Arquivo DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Nas medições da manhã desta sexta-feira, já foram constatados 5 metros a mais de pressão nas redes

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, na noite dessa quinta-feira, 11, a substituição da bomba que leva a água da estação de tratamento Ilhas para o arquipélago através da Ponte Saco da Alemoa. Esta é a terceira vez que o departamento realiza a troca do equipamento a fim de aumentar a vazão no local. A última troca ocorreu em 5 de janeiro de 2021.

No trabalho que seguiu pela madrugada, os técnicos instalaram uma nova bomba de 12,5 CV (potência), vazão de 20 litros por segundo (l/s) e 30 metros de coluna de água (mca – que determinam a pressão). A bomba anterior atingia 13,88 litros por segundo. Nas medições da manhã desta sexta-feira, 12, já foram constatados 5 metros a mais de pressão nas redes.

“O Dmae tem conhecimento de que o sistema da região apresenta uma ocupação populacional desordenada, que causa problemas de abastecimento há mais de uma década. Para solucionar este problema, é necessária uma obra estruturante. Estamos estudando a construção de mais um reservatório para suprir a demanda. Além disso, estamos averiguando situações relacionadas à rede existente em áreas em que houve remoção de residências para a construção da nova Ponte do Guaíba”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Com o calor e consequente aumento de consumo nos meses de janeiro e fevereiro, os moradores das Ilhas, especialmente da Ilha do Pavão, relatam falta de água e intermitência no abastecimento. Na última semana, os técnicos do Dmae realizaram vistorias para verificar possíveis fugas que poderiam causar um mau funcionamento do sistema. No entanto, não foram detectadas.

O departamento reforça que, em casos de falta de água, é imprescindível que os moradores entrem em contato com o departamento via 156, opção 2, ou pelos canais digitais, informando os endereços completos. Assim as equipes podem verificar os problemas e buscar soluções de forma mais rápida e eficiente.

Informações do Dmae:

Telefone:  156 opção 2

Site: www.dmae.rs.gov.br

Aplicativo: #EUFAÇOPOA

E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat

Whats: (51) 99332-817

 

Rafaela Redin

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes