Dmae realiza vistoria preventiva no Dique da Freeway
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) realizou nesta quinta-feira, 11, uma vistoria técnica no dique formado pela BR-290, a Freeway. A rodovia integra o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, resguardando bairros da Zona Norte e do 4º Distrito frente à elevação dos nÃveis do GuaÃba, do rio Gravataà e de arroios da região.
A ação, de caráter preventivo, tem como objetivo identificar e catalogar pontos que demandam monitoramento constante. Durante o percurso, as equipes observam possÃveis sinais de erosão, depressões do solo, crescimento excessivo de vegetação nos taludes e intervenções humanas, como construções irregulares ou outros fatores que possam comprometer o desempenho da estrutura.
As observações realizadas em campo são registradas em relatórios técnicos, que orientam as decisões de manutenção e investimentos. Quando necessárias, as correções são encaminhadas imediatamente - seja pela execução de serviços rápidos, seja pelo desenvolvimento de projetos de engenharia para intervenções de maior porte.
“A vistoria de hoje faz parte de um ciclo permanente de monitoramento do sistema de proteção contra cheias. Cada relatório alimenta um banco de dados que, entre outros recursos, utiliza o georreferenciamento para qualificar a manutenção dos diques e aprimorar o planejamento das açõesâ€, afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
Georreferenciamento - Os critérios observados pelo Dmae seguem as diretrizes da Agência Nacional de Ãguas e Saneamento Básico (ANA) para barragens. O trabalho de campo também fortalece o processo de georreferenciamento dos diques, etapa essencial para o aprimoramento da manutenção preventiva e da gestão territorial das áreas protegidas.
Proteção de cheias - Porto Alegre possui 68 quilômetros de diques: 24 quilômetros externos, junto ao GuaÃba e ao rio GravataÃ, e 44 quilômetros internos, localizados à s margens dos demais cursos d’água (abaixo). Nas últimas semanas, equipes do Dmae também realizaram vistorias preventivas nos bairros Cristal e Praia de Belas e junto aos arroios Sanga da Morte e Cavalhada.Â
Â
Cristiano Vieira

