Dmae recebe comitiva da companhia de saneamento do Ceará

28/06/2021 15:28
Luciano Lanes / PMPA
DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu os representantes da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), em visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, na manhã desta segunda-feira, 28. Foram recebidos pelo diretor-geral, Alexandre Garcia, diretor-adjunto, Darcy Nunes dos Santos, e pelo diretor de Tratamento e Meio Ambiente, André Petry.

Recentemente, o Departamento licitou e contratou uma Estação Compacta, 100% automatizada, que vai manter a regularidade do abastecimento nas regiões do Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, até a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado. Foram contratados 300 litros por segundo, o que ampliará de mil para 1,3 mil litros por segundo a produção e distribuição de água. A contratação desse sistema motivou os representantes da Cagece a conhecerem melhor a sua funcionalidade e processo de licitação.

De acordo com o diretor-geral, Alexandre Garcia, a tecnologia utilizada de ultrafiltração é inédita na Capital e ainda de pouco uso no país. “Essa inovação é importante para Porto Alegre, principalmente para as áreas que mais têm sofrido com a falta de abastecimento no verão. Termos esta experiência e podermos compartilhar com outras empresas de saneamento é uma grande satisfação”, afirmou.

Durante a visita, o gerente de Melhoria Operacional, Antônio Neto, o coordenador de Projetos de Operações, Carlos Adler e o superintende de Operações, Helton Udenes, conheceram o funcionamento da ETA Moinhos de Vento e seus processos de floculação e decantação, uma vez que o processo de tratamento de água do Dmae é mais completo que o da Cagece, que utiliza basicamente filtração direta ou dupla filtração. Também houve a troca de informações entre o departamento e a companhia, onde foi mencionado o trabalho do controle de perdas da Cagece, reconhecido no meio do saneamento básico.

A visita técnica segue até esta terça-feira, 29, onde a comitiva conhecerá a Estação Compacta junto à ETA Belém Novo e outras estações de tratamento de água do Dmae.

 

Roberta Brum

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes