Dmae reconstrói caixa coletora de pluvial no bairro Santa Teresa
Está em fase final a reconstrução de uma grande caixa de drenagem na rua Idelfonso Pinto, no bairro Santa Teresa. O objetivo é minimizar os problemas recorrentes de erosões na via e na calçada, que provocam o mau funcionamento da rede pluvial naquela rua. Com paredes reforçadas, estruturadas com viga de concreto nos diâmetros de cinco por seis metros e profundidade de quatro metros, a nova caixa vai reduzir a velocidade da água neste ponto, onde chegam duas redes no diâmetro de 1.200 milÃmetros do sistema de drenagem. Em função da infraestrutura necessária para a intervenção, a via está interditada, apenas com acesso local.
Para executar o serviço, o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) está aplicando R$ 125 mil em recursos próprios. O departamento já está analisando a necessidade de outras intervenções no local, após a conclusão deste trecho.
Â
Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve inÃcio em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o inÃcio do contrato até o momento, 123 intervenções foram concluÃdas pelas equipes terceirizadas e outras oito estão em andamento.
Redes pluviais - As canalizações destinadas à s águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veÃculos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raÃzes de árvores. Devido a essas caracterÃsticas, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.
Â
TaÃs Dimer Dihl