Água e Esgotos

Dmae reconstrói rede pluvial no bairro Passo da Areia

23/02/2020 10:33
Julia Barth/DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Dmae prevê recursos próprios de R$ 17,9 mil na obra

Segue nos próximos dias a reconstrução de trecho da rede pluvial na calçada da avenida João Wallig, próximo ao número 1845. Para realizar a intervenção, que começou nessa segunda-feira, 17, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prevê a aplicação inicial de recursos próprios na ordem de R$ 17,9 mil. O serviço consiste no conserto de um poço de visita (bueiro de acesso e interligação das redes) e na substituição de sete metros de rede pluvial de 30 centímetros de diâmetro.

No entanto, os técnicos do Dmae já estão analisando a necessidade de intervenções em outros trechos da via. O andamento dos serviços nesta área são complexos devido à existência de rede de gás no mesmo traçado onde passa a rede pluvial. Além disso, depende de condições climáticas favoráveis, ou seja, com chuva o trabalho é adiado.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 120 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras oito estão em andamento.

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.

Informações do Dmae:
Fone 156, opção 2
Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat
Twitter - twitter.com/DMAEPOA
Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre
Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br

 

Rafaela Redin Rubert

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes