Dmae segue com as obras de setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi

11/08/2021 10:12
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Na programação desta quarta, está prevista a interrupção do abastecimento aos bairros Cavalhada e Vila Nova

Até quinta, 12, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) dá sequência às obras de setorização das redes de água do subsistema Cascatinha-Catumbi, na Zona Sul. Os trabalhos desta semana começaram na segunda-feira, 9. Em caso de mau tempo ou de problemas técnicos, as atividades poderão ser reagendadas e serão previamente divulgadas. Acompanhe as atualizações pelo twitter.com/dmaepoa.

Na programação, há a interrupção do abastecimento aos bairros Cavalhada, Nonoai e Vila Nova, como mostra o calendário abaixo. Mesmo que o bairro apareça no cronograma em mais de um dia, o objetivo é que apenas parte dele seja afetado, gerando falta de água mais próximo às vias onde ocorrerão as intervenções. Os fechos iniciam-se às 11h da manhã e o retorno de água está previsto para a madrugada. Devido à longa duração dos serviços, o Dmae aconselha que os moradores reservem água para os usos básicos do dia a dia.

Confira as próximas atividades:

Quarta-feira, 11:
- Na Estrada Cristiano Kraemer, altura do 590 e 815, e na avenida Eduardo Prado esquina da rua Ênio Aveline da Rocha: interligações de macromedidor, de registro e de válvula redutora de pressão. O abastecimento será interrompido, a partir das 11 horas, em parte dos bairros Cavalhada e Vila Nova, retornando durante a madrugada de quinta, 12, podendo ser mais demorado nas partes altas.

Quinta-feira, 12:
- Na avenida Vicente Monteggia, 1318: instalação de registro, interligação de redes, desativação de redes, instalação de macromedidor e de válvula redutora de pressão. O abastecimento será interrompido, a partir das 11 horas, em parte dos bairros Cavalhada e Vila Nova. A previsão de retorno é durante a madrugada de sexta, 13, podendo ser mais demorado nas partes altas.

Divulgação Dmae
Serviços qualificam e ampliam abrangência do abastecimento na Capital


Setorização de redes do subsistema Cascatinha – Catumbi

Desde março deste ano, os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova estão passando por melhorias nas redes de água. Trata-se da setorização da área que é abastecida pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi). Além de medir o quanto de água é distribuído para a região, as intervenções pretendem diminuir as áreas desabastecidas durante os serviços programados e regular a pressão da água que é fornecida aos moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência no abastecimento.

Do total de serviços previstos até outubro, acima de 70% já estão concluídos. As ações do Dmae abrangem 194 quilômetros de redes de água, beneficiando mais de 32 mil economias, ou uma população estimada em 91 mil pessoas. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios. Os serviços são executados pela empresa Enops.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diversamente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

  

 

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes