Dmae segue trabalhando em conserto de rompimento de redes na Loureiro da Silva

22/08/2022 17:31
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Bomba de sucção escoou água da cratera para equipe acessar tubulação

Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) seguem trabalhando no conserto das redes rompidas na avenida Loureiro da Silva, na região central. Doze pontos na tubulação do emissário de esgoto cloacal foram reparados até o momento. Os esforços estão concentrados na soldagem de um buraco na parte inferior da tubulação. Os serviços ocorrem desde o dia 3, quando o pavimento rompeu e surgiu uma cratera de grande dimensão.

A previsão inicial era a instalação de uma braçadeira mecânica no ponto de rompimento, mas não foi possível escavar abaixo do tubo. Os técnicos então começaram a operação de soldagem, que consiste em instalar um bloqueador inflável na tubulação de esgoto cloacal para bloquear a vazão do esgoto no trecho do emissário a ser reparado. O bloqueio permite a entrada de um soldador pelo poço de visitas, que fará a solda a seco por dentro da tubulação. A ação foi iniciada na manhã desta segunda, 22, e mobilizou o contrato de mergulhadores da gerência de tratamento de água e a bomba de sucção da gerência de manutenção industrial, além dos serviços da empresa contratada para remover os resíduos de escavação.

Após a soldagem será realizado o envelopamento em concreto do emissário, o que possibilitará o início dos serviços na rede pluvial da avenida Loureiro. “Por se tratar de uma estrutura em aço, que sofreu o desgaste do esgoto cloacal por mais de 50 anos e está instalada na profundidade do lençol freático, o serviço é delicado. Principalmente nessa época do ano, em que temos instabilidade climática", ressalta o diretor-geral do órgão, Alexandre Garcia.

Para o andamento dos trabalhos a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantém o bloqueio na avenida Loureiro da Silva entre a Câmara de Vereadores e a rótula da Edvaldo Pereira Paiva com avenida João Goulart. Os motoristas devem fazer o desvio pela rua General Vasco Alves, rua dos Andradas, rua General Canabarro e Siqueira Campos.

Outras informações do Dmae:

Telefone 156 opção 2

Site: prefeitura.poa.br/dmae

Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat

Aplicativo 156+POA

E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

WhatsApp: (51) 9332-8170

Atendimento presencial: postos Centro (rua José Montaury, 159), e Leste (rua Cristiano Fischer, 2402), das 8h30 às 16h30.

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes