Dmae setoriza redes de água na Zona Sul

14/04/2021 11:53
Divulgação / PMPA
Serviços Urbanos
Com divisão de grande área de rede em setores menores, menos pessoas ficam desabastecidas quando ocorrem serviços programados

Avança mais uma etapa da setorização das redes de abastecimento na área de abrangência do subsistema Cascatinha-Catumbi (Estação de Bombeamento de Água Tratada Cascatinha e Reservatório Catumbi) nesta quarta-feira, 14. O trabalho está em andamento na avenida Romeu Samarani Ferreira, 835, esquina do Beco 2, desde as 9h. Poderá faltar água no bairro Vila Nova, com normalização prevista durante a noite, ou além desse prazo, nas partes altas da região. Segunda-feira, 12, na etapa anterior dessa obra, a tubulação da Travessa Oswaldo de Deus e Silva foi interligada em dois pontos com a rede existente na esquina da Estrada Jorge Pereira Nunes e na esquina da Estrada Cristiano Kraemer. 

As obras de setorização no subsistema Cascatinha-Catumbi começaram há um ano, com prazo de execução de 24 meses. Abrangem 194 quilômetros de redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai, Cavalhada e Vila Nova, beneficiando mais de 32 mil economias, ou uma população estimada em 91 mil habitantes. O investimento previsto é de cerca de R$ 7,27 milhões.

Setorização – É basicamente a divisão de uma grande área de rede em setores menores e estanques, controlados por um macromedidor de vazão na entrada do setor. Esse macromedidor fornece leituras remotas on-line do volume de água distribuído em cada setor, permitindo o comparativo com a leitura dos hidrômetros das economias locais, de modo a corrigir eventuais perdas físicas ou comerciais de água tratada. Outra vantagem é deixar menos pessoas desabastecidas quando o Dmae interrompe o abastecimento de uma região para efetuar serviços emergenciais ou programados, garantindo uma normalização mais rápida do serviço.

Na quinta-feira, 15, a nova rede de água da avenida Felipe Weinmann vai ser interligada com a rede existente na esquina da rua Deputado Aramy Silva. A partir das 9h, o abastecimento fica interrompido para os bairros Santa Tereza e Teresópolis. A recuperação está prevista para a noite de quinta, podendo demorar mais nas partes altas do sistema. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data. 

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.

Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

  

 

 

  

 

Ieda Pezzi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes