Dmae setoriza redes de água na Zona Sul
Avança mais uma etapa da setorização das redes de abastecimento na área de abrangência do subsistema Cascatinha-Catumbi (Estação de Bombeamento de Água Tratada Cascatinha e Reservatório Catumbi) nesta quarta-feira, 14. O trabalho está em andamento na avenida Romeu Samarani Ferreira, 835, esquina do Beco 2, desde as 9h. Poderá faltar água no bairro Vila Nova, com normalização prevista durante a noite, ou além desse prazo, nas partes altas da região. Segunda-feira, 12, na etapa anterior dessa obra, a tubulação da Travessa Oswaldo de Deus e Silva foi interligada em dois pontos com a rede existente na esquina da Estrada Jorge Pereira Nunes e na esquina da Estrada Cristiano Kraemer.
As obras de setorização no subsistema Cascatinha-Catumbi começaram há um ano, com prazo de execução de 24 meses. Abrangem 194 quilômetros de redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai, Cavalhada e Vila Nova, beneficiando mais de 32 mil economias, ou uma população estimada em 91 mil habitantes. O investimento previsto é de cerca de R$ 7,27 milhões.
Setorização – É basicamente a divisão de uma grande área de rede em setores menores e estanques, controlados por um macromedidor de vazão na entrada do setor. Esse macromedidor fornece leituras remotas on-line do volume de água distribuído em cada setor, permitindo o comparativo com a leitura dos hidrômetros das economias locais, de modo a corrigir eventuais perdas físicas ou comerciais de água tratada. Outra vantagem é deixar menos pessoas desabastecidas quando o Dmae interrompe o abastecimento de uma região para efetuar serviços emergenciais ou programados, garantindo uma normalização mais rápida do serviço.
Na quinta-feira, 15, a nova rede de água da avenida Felipe Weinmann vai ser interligada com a rede existente na esquina da rua Deputado Aramy Silva. A partir das 9h, o abastecimento fica interrompido para os bairros Santa Tereza e Teresópolis. A recuperação está prevista para a noite de quinta, podendo demorar mais nas partes altas do sistema. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.
Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.
Normalização do abastecimento - Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.
Aspecto da água - A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170
Elisandra Borba