Dmae substitui 470 metros de redes pluviais na Vila Ipiranga

13/02/2020 16:01
Cristine Rochol/PMPA
dmae
Dmae irá investir R$ 381 mil em recursos próprios nas obras

Uma grande ação de substituição de redes pluviais está sendo realizada na rua Dom Luiz Guanella, na Vila Ipiranga. Pelo menos 270 metros já foram reconstruídos e, desde o dia 4 , ocorrem os serviços de reconstrução de mais 200 metros. Por se tratar de uma rede de aproximadamente 50 anos, que nunca recebeu a manutenção adequada, vários trechos apresentavam erosões, causando buracos na calçada. Para estas intervenções, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prevê a aplicação de R$ 381 mil em recursos próprios. O andamento dos serviços depende de condições climáticas favoráveis.

A segunda etapa, que começou na semana passada, ocorre na quadra entre as ruas Alberto Silva e das Caravelas. Com a implantação de tubulações de 30 centímetros de diâmetro, reconstrução de seis poços de visita (bueiro de acesso e interligação de redes) e seis bocas de lobo, a previsão de conclusão é 20 de março.

Já a primeira etapa ocorreu em trechos entre os números 520 e 640 da via, de 13 de novembro de 2019 até 7 de fevereiro. Os serviços contemplaram tubulações novas em pead e concreto de diversos diâmetros, como 30, 40 e 60 centímetros. Foram reconstruídos 12 poços de visita e construídas duas novas bocas de lobo, além da manutenção das antigas. Também houve a substituição de uma travessia com a avenida Benno Mentz e a construção de uma nova travessia próximo ao número 670, a fim de ajustar o fluxo das águas e evitar rompimentos no sistema pluvial. Para as ações, o Dmae contou com o apoio da Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) no trato de duas árvores. O restante da rede no trecho foi hidrojateada.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 120 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras oito estão em andamento.

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e de gás, por exemplo.
 
Informações do Dmae:
Fone 156, opção 2
Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat
Twitter - twitter.com/DMAEPOA
Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre
Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br

 

Rafaela Redin

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes