Dmae substitui mais de 8 mil hidrômetros no primeiro quadrimestre

21/06/2022 15:01
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Departamento trabalha para diminuir idade média dos equipamentos

O programa de renovação do parque de hidrômetros do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) realizou a troca de 8.330 equipamentos de medição neste ano, até abril. A medida reduz a idade média dos hidrômetros e qualifica o controle de perdas de água do Departamento.

“Após um intervalo forçado durante o isolamento provocado pela Covid-19 e um incremento no trabalho de substituição dos hidrômetros em 2021, quando substituiu 19 mil unidades em sete meses, o Dmae espera manter a média de 2.300 trocas mensais até o final deste ano,†afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.

Feitas usualmente pelo Dmae para evitar o envelhecimento do parque de hidrômetros da cidade, as trocas de medidores são realizadas por equipes próprias e também por empresa terceirizada. Todos os hidrômetros instalados em Porto Alegre estão cadastrados em sistema pelo Dmae, e o próprio sistema alerta quando cada equipamento atinge cinco anos, o que o torna elegível para substituição.

Além da idade, o hidrômetro deve estar ligado a ramal sem dívidas e sem corte para tornar-se apto à troca chamada preventiva. Nessa modalidade, a prioridade é dos ramais com grande consumo de água, que preferencialmente entram nas programações mensais. A segunda modalidade de troca, corretiva, é normalmente demandada pelo cliente, devido a mau funcionamento, roubo ou reforma, pode envolver fuga de água e é realizada por funcionários do Dmae que atendem aos serviços emergenciais.

O cronograma de substituições preventivas é estabelecido aproveitando as janelas de trabalho do calendário de leitura de hidrômetros, ordenando o serviço até no máximo quatro dias antes da previsão de leitura para cada local. Esse serviço não gera custo ao cliente, a menos que o hidrômetro esteja danificado.

O Dmae esclarece à população que os profissionais, próprios ou terceirizados, possuem identificação e cada cidadão pode confirmar as informações ligando para o 156, opção 2, solicitando a verificação da ordem de serviço expedida para o seu endereço. Após a substituição, os hidrômetros retirados são catalogados, baixados no sistema e armazenados em contêiners para o descarte adequado, feito pela equipe de gestão de resíduos da gerência de gestão ambiental e tratamento de esgotos do Dmae.

Andréa Menezes

Gilmar Martins