Dmae trabalha em duas frentes de dragagem do Arroio Dilúvio

15/09/2022 16:06
Luciano Lanes / PMPA
Mais de 1,6 mil pneus já foram retirados do local

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue com o desassoreamento do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga. Desde março - quando iniciaram os trabalhos - até a primeira quinzena de setembro, foram retirados 1.637 pneus e 30.155 metros cúbicos de resíduos. Para melhor escoamento da água das chuvas, o departamento está aprofundando em um metro o leito do arroio. 

Quem passa pelo local percebe as montanhas retiradas pelo Dmae nos pontos entre as avenidas Antônio de Carvalho e Cristiano Fischer, Silva Só e Getúlio Vargas. A estimativa é de que no primeiro ano de contrato o órgão retire 205 mil metros cúbicos de resíduos do arroio e suas bacias.

“A ideia é que melhore o escoamento da água das chuvas com a retirada desse montante de lixo. Já nas últimas precipitações observamos uma melhora significativa na vazão da água”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Bacias - A bacia de detenção do Parque Marinha do Brasil, junto à Casa de Bombas Nº 12, que faz parte do conjunto da Bacia do Arroio Dilúvio, já está com a dragagem concluída. A bacia compreende, além do Dilúvio, os arroios Cascata, Mato Grande, Moinho, Taquara e Mem de Sá, reservatórios e bacias de amortecimento localizados nas zonas Leste e Centro de Porto Alegre, abrangendo aproximadamente 450 mil habitantes.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Roberta Brum

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes