Dmae trabalha no bairro Restinga para normalizar abastecimento

24/06/2019 18:05
Endrigo Valadão/Dmae
mapa
Desde o ano passado, o departamento realiza obras de substituição de redes de água

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está trabalhando nas avenidas Ignes e Fagundes e Nilo Wulff nesta segunda, 24, para restabelecer a pressão da água e normalizar o abastecimento no bairro Restinga. Na semana passada, foi realizado um corte emergencial após a identificação de um vazamento de água embaixo de uma casa na avenida Ignes Fagundes, construída de forma irregular em cima da rede de distribuição. Por questões de segurança, por baixa pressão e desperdício de água, foi necessário desativar um trecho e ligar as casas na rede nova já implantada no acesso E, acesso F e Vila Bita.

Desde o ano passado, o departamento realiza obras de substituição de redes de água visando melhorar o abastecimento e o combate às perdas de água no bairro. Se caso algum morador ficar sem água e não realizou o cadastro, deve registrar um protocolo pelo 156 opção 2 ou nos Postos de Atendimento.

Histórico - As redes de água da Restinga foram implantadas juntamente com todo conjunto habitacional em meados de 1980, há quase 40 anos, e o material PVC (policloreto de vinila) está com sua vida útil praticamente esgotada. O Dmae optou pela substituição dessas redes para melhorar a pressão na região, diminuir o número de rompimentos nas redes e seus consequentes consertos. A rede em PEAD (polietileno de alta densidade) estabiliza a pressão, diminui perdas de água e torna possível a implantação da setorização. A divisão da rede em partes menores (setorização) permite realizar consertos com impacto de desabastecimento menor, o que facilita não só a intervenção na rede como também o retorno da água ao sistema após o conserto.

 

Aline Antunes Coelho

Taís Dimer Dihl