Educação ambiental do Dmae recebe mais de 1,2 mil crianças no 1º semestre
O programa de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu 1.202 crianças de escolas de ensino fundamental na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento entre março e junho deste ano. Os alunos dos anos iniciais são foco da iniciativa, uma vez que são considerados disseminadores dos conceitos de uso racional da água e da preservação do Meio Ambiente.
“As crianças têm curiosidade e interesse naturais pelas etapas do tratamento da água captada no Guaíba, que complementa o conteúdo que aprendem na escola sobre o ciclo da água. Além de acompanhar as explicações dadas durante o passeio pelas instalações da ETA, elas participam das outras atividades pensadas para despertar a percepção ambiental e motivar o compartilhamento das informações recebidas com amigos e a família”, afirma o coordenador da Educação Ambiental do Dmae, Gustavo Falcão.
Histórico - O formato atual da equipe de educação ambiental do Departamento foi estabelecido em 2010, com acompanhamento dos dados da área pelo Sistema de Gestão do Dmae. O Departamento tem um dos primeiros núcleos voltados à conscientização ambiental em empresas de saneamento do país, criado oficialmente em maio de 2005 e reformulado ao longo dos anos.
Com a necessidade crescente de sensibilizar a população para o valor da água, as atividades permaneceram mesmo durante a pandemia. Após a suspensão das atividades em maio, em razão das enchentes, o agendamento de visitas foi retomado já no final do mês. A Educação Ambiental planeja ações de conscientização focadas no saneamento de Porto Alegre - voltadas, principalmente, às escolas, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Nos últimos 14 anos, a Educação Ambiental já sensibilizou 239,5 mil pessoas, a maioria crianças. As atividades com a equipe podem ser agendadas por meio do telefone (51) 3289-9727 ou e-mail educa.ambiental@dmae.prefpoa.com.br.
Gilmar Martins