Encaminhadas medidas de curto e médio prazo para minimizar desabastecimento na Zona Leste

26/01/2022 17:33
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo participou de reunião buscando soluções para o problema

Dando sequências às ações que buscam solucionar os problemas de falta de água em algumas localidades da Zona Leste de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo esteve reunido com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), secretarias de governo e vereadores da base no final da manhã desta quarta-feira, 26. O encontro ocorreu no Centro de Supervisão Operacional (CSO) do Dmae, no bairro Santana.

"Conversei pessoalmente com o time técnico do Dmae para orientar que todas as medidas possíveis sejam adotadas para resolver emergencialmente o abastecimento que afeta algumas regiões. A equipe também está trabalhando em providências de curto e médio prazos para combater esse problema que é estrutural e histórico em Porto Alegre. Mas é fundamental que a população também colabore com o consumo cosciente, para juntos construirmos essa solução” - Prefeito Sebastião Melo

“Estamos trabalhando em ações emergenciais, mas precisamos vencê-las para que isto não ocorra novamente em outros momentos”, complementou o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia. Algumas das ações emergenciais já vêm sendo adotadas nas últimas semanas, quando surgiram problemas em estações devido às altas temperaturas, quedas na energia elétrica e alto consumo. A situação afeta principalmente as localidades de Coronel Aparício Borges, Menina Alvira, Agronomia, Vila dos Sargentos, parte do Partenon, São José, São José Comunitária, Morro da Cruz e outras comunidades do entorno. 

Curto prazo - Emergencialmente, na terça-feira, o Departamento iniciou o acompanhamento operacional diário e presencial, bem como consertou motores e instalou equipamentos que visam diminuir a temperatura na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cristiano Fischer. Além disso, contratará o reforço de dois caminhões-pipa de 25 mil litros de água cada um para atender instituições, tais como as de saúde e prisionais. Assim, outros sete caminhões-pipa (dois próprios de 14 mil litros de água e cinco terceirizados de 8 mil litros de água) serão direcionados apenas ao atendimento das comunidades afetadas, conforme a necessidade em conjunto com a subprefeitura local. Sendo de menor tamanho, eles conseguem chegar em ruas estreitas, nas partes mais altas dos morros. 

Nos próximos dias, também haverá a substituição de um inversor de frequência na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José 2, a fim de controlar a vazão e pressão de água que é bombeada pela estação. O serviço que terá duração de aproximadamente 12 horas será divulgado previamente. De outra parte, o Dmae encaminhará para votação urgente da Câmara de Vereadores um projeto de contratação emergencial de equipes para manutenção industrial de estações de bombeamento. 

Médio e longo prazo - Para que os problemas ocorridos neste verão não afetem novamente a mesma região no próximo ano, o Dmae prevê melhorias nos bombeamentos, tais como a substituição de um dos motores na Ebat São José 2, a instalação de mais um motor-bomba na Ebat Cristiano Fischer e uma nova casa de painéis nesta estação para melhorar a refrigeração. Também há o projeto de construção de um novo reservatório de 50 mil litros acima da Ebat Cota 200, no topo do morro.

Situação do abastecimento - Na tarde de terça-feira, 25, o Dmae realizou um conserto emergencial nos motores da Ebat Cristiano Fischer, que vem apresentando problemas, especialmente devido ao calor intenso. Com o conserto finalizado, a estação voltou a funcionar por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira, 26. Sendo a estação responsável por bombear água à região mais acima, o restante das estações foram religadas pela manhã.

A normalização do abastecimento é lenta e gradual e a previsão é ocorra até a noite desta quarta-feira. O Dmae está enviando caminhões-pipa para a região, em contato com a subprefeitura local. Caminhões estão em deslocamento para atender as ruas Encantadora (Vila dos Sargentos), Travessa Santa Tereza (São José) e Assembleia (São José/Morro da Cruz).

Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes