Equipes trabalham no reparo do registro de adutora do Dmae
As equipes do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) trabalham nesta segunda-feira, 26, no reparo do registro de uma adutora localizada na esquina entre a rua Garibaldi e a avenida Farrapos, no bairro Floresta. O serviço emergencial, que começou ainda no final de semana, 24 e 25, demandou a paralisação da Estação de Tratamento de Ãgua (ETA) Moinhos de Vento. A previsão é de conclusão ao longo do dia.
O problema foi identificado no sábado, quando moradores de parte dos bairros Floresta e Centro Histórico reportaram desabastecimento. No domingo, houve tentativa de reparo por meio do fechamento de uma outra adutora, localizada na rua Santo Antônio, como alternativa ao fechamento da ETA. Entretanto, a manobra, considerada de alta complexidade, não foi bem sucedida.
Até a retomada do tratamento e distribuição de água, os bairros abastecidos pelo sistema Moinhos de Vento permanecem atendidos pelos reservatórios, que estavam cheios no momento da paralisação. Em caso de desabastecimento, o Dmae atuará com caminhões-pipa - priorizando serviços essenciais, em especial na área da sáúde.
Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartÃculas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.
Bairros abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento - Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa CecÃlia, Santana, São João e Três Figueiras.Â
Fabiana Kloeckner