Estação Cristiano Fischer opera com menor vazão nesta quinta-feira

04/02/2021 08:42

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) alerta que poderá ocorrer baixa pressão em parte da Zona Leste, nesta quinta-feira, 4, a partir das 9h. A alteração pode acontecer nos bairros Agronomia, Aparício Borges, Bom Jesus, Cascata, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Partenon, Vila João Pessoa, Vila São José, e no Ceitec. Uma peça terá que ser trocada, em caráter de urgência, para garantir o funcionamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada – Ebat Cristiano Fischer (av. Prof. Cristiano Fischer, 2120). 

Durante o conserto, apenas uma das duas bombas da Ebat ficará ligada. Os trabalhos deverão se estender por cinco horas. Mesmo que a previsão inicial não seja de desabastecimento, o Dmae recomenda que os usuários desses bairros reservem água para uso básico, com antecedência, e orienta o uso moderado e consciente devido às altas temperaturas registradas neste mês. O consumo elevado de água pode esgotar a reservação antes do previsto, causando desabastecimento. O serviço será realizado com tempo seco ou com chuva, e a previsão é normalizar durante a noite de quinta-feira, podendo demorar mais nas partes altas do sistema. 

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água - A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

  

 

Ieda Pezzi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes