ETA Moinhos retoma tratamento: abastecimento de água deve normalizar nesta segunda

29/11/2020 22:35

Na madrugada  deste domingo, 29, ocorreu uma falta de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, o que impactou o sistema elétrico da estação. Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciaram a manutenção emergencial ainda durante a madrugada. O serviço complexo e demorado se estendeu por todo o domingo e contou com o suporte das equipes da empresa de energia elétrica.

A manutenção foi concluída no início da noite, quando a estação começou a retomar o tratamento para posterior bombeamento de água. A previsão é normalizar o abastecimento entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, 30, para os bairros Moinhos de Vento, Auxiliadora, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Floresta, Independência, Menino Deus, Mont Serrat, Rio Branco, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, São João, Boa Vista.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Isso porque a distribuição só reinicia depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) estiverem com nível suficiente para iniciar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água - Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
centraldmae.procempa.com.br/chat
twitter.com/DMAEPOA
dmae@dmae.prefpoa.com.br

Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes