Falta de energia impacta abastecimento no Extremo Sul e Leste

16/12/2019 16:25
Brayan Martins/ PMPA
água
Situação deverá normalizar somente na noite desta segunda

A falta de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo no final de semana desestabilizou o sistema. A ETA registrou um total de 15h sem luz entre o sábado, 14, e o domingo, 15. Como o sistema já está no limite de sua capacidade, houve um impacto no abastecimento de água para as regiões mais altas e distantes. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) alerta que a situação deverá estar normalizada para todos os bairros somente na noite desta segunda-feira, 16.

O departamento comunicou à Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) sobre a situação. Também solicitou prioridade nos atendimentos às unidades, pois necessita religar cada subsistema para normalizar o sistema.

Bairros impactados - Belém Novo, Lami, Aberta Morros, Vila Nova, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Ponta Grossa, Ipanema (parte), Restinga, Pitinga, Lomba do Pinheiro, Agronomia.

Entenda como é o caminho da água até chegar às casas: tudo começa na Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), que capta a água do Lago Guaíba, seguindopara a Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável pelo tratamento da água e distribuição para a Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) que a bombeia aos reservatórios e residências. Se falta energia em uma das etapas, a água não chega até às residências.

 

Aline Antunes Coelho

Taís Dimer Dihl