Fechadas quatro comportas do sistema de proteção contra cheias  

25/09/2023 18:30
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Medida é preventiva e foi ordenada pelo prefeito Sebastião Melo em reunião emergencial

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fechou quatro das oito comportas previstas para esta segunda-feira, 25, até as 18h30. A medida é preventiva e foi tomada pelo prefeito Sebastião Melo em reunião emergencial com os órgãos da prefeitura.

O trabalho foi concluído pelas equipes nos portões 1, 2, 3 e 11. Até o final desta segunda, serão fechados os portões 12 e 14. Os demais portões abertos, 4 e 6, que também compõem o sistema de proteção contra cheias, serão monitorados.

Na última medição, às 18h, o nível do Guaíba no Cais Mauá registrava 2,74 metros, elevação de 1 centímetro acima do registrado nesta manhã. A cota de inundação é de 3 metros.

Defesa Civil - A Defesa Civil atuou durante todo o dia no bairro Arquipélago, com o objetivo de encaminhar as pessoas que residem nas áreas de risco aos abrigos da Prefeitura. O órgão não registrou chamados de emergência nesta segunda-feira.

CEIC-POA - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC-POA) permanece mobilizado no acompanhamento da evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Não foram registradas novas demandas de ações integradas nesta segunda-feira.

Assistência Social - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) soma 43 pessoas acolhidas no bairro Arquipélago. A Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, recebe 28 - sendo 11 adultos, sete adolescentes e 10 crianças. Já a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, acolhe 15: oito adultos, três adolescentes e quatro crianças.

A prefeitura avalia ainda parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC) para prestação de serviço voluntariado e atendimento em albergues e restaurantes populares da Capital. Também foi discutida a possibilidade de comprar vagas temporárias para animais desabrigados em abrigos. O próximo passo será um chamamento público e avaliação de orçamentos.

Mobilidade - Ao todo, sete ocorrências de trânsito eram monitoradas pela EPTC às 18h desta segunda-feira. Destas, três ocasionavam o bloqueio total do fluxo de veículos, por acúmulo de água. São elas: rua Guenoas x Jacipura; avenida Presidente Vargas e Nossa Senhora da Boa Viagem. Outros três endereços apresentavam semáforos fora de operação: avenida Cavalhada x Salomoni x Liberal; rua Vidal de Negreiros x Saldanha da Gama; e rua Vasco da Gama x Fernandes Vieira.

Saúde - A Unidade de Saúde Ilha da Pintada permaneceu fechada durante toda esta segunda-feira em decorrência do alagamento das ruas localizadas no entorno. Não há previsão de retomada das atividades no local. O Ônibus Fique Sabendo ofereceu, mais uma vez, alternativas de atendimento à população no pátio da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Habitação - Equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) percorreram nessa segunda-feira, 25, diversos pontos considerados áreas de muito alto risco para conscientizar as famílias que procurem abrigo durante as fortes chuvas. As áreas visitadas foram Beco do Adelar, Vila dos Sargentos, Beco da Morte, Travessa São Luís e Beco Guajuviras.

Doações - Alimentos não perecíveis, kits de higiene e limpeza e rações para os animais podem ser doados na recepção do Centro Administrativo Municipal (rua João Manoel, 157), de segunda a sexta, das 9h às 17h.  

 

Aristoteles Junior

Fabiana Kloeckner