Grandes temas da área de saneamento são debatidos no segundo dia do Congresso

10/05/2022 17:24
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Diretor-geral do Dmae participa de mesa sobre cobrança pela drenagem pluvial urbana

Educação ambiental, cobrança pela drenagem pluvial urbana, o futuro das estações de tratamento de esgotos e marco regulatório do saneamento. Esses foram alguns dos temas abordados durante o segundo dia do 50º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizado no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, até sexta-feira, 13.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participa do congresso com estande, apresentação de trabalhos técnicos, visitas técnicas e palestras. Na tarde desta terça-feira, 10, o diretor-geral do órgão, Alexandre Garcia, participou da mesa redonda Cobrança pela drenagem pluvial urbana. “Nos aspectos envolvidos nesta discussão, o ponto mais polêmico é a forma de financiamento, pois sabemos que se seguir como está hoje, teremos o mesmo resultado, com poucos investimentos na área de drenagem, que é fundamental e precisa de recursos”, destacou.

Participaram da mesa com Garcia a coordenadora de Drenagem Urbana da Superintendência de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Cristina Correa, o superintendente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Hudson Rocha, e o diretor-adjunto da Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba, de Minas Gerais.

No mesmo período, também participaram de mesas representando o Dmae o coordenador da equipe de Educação Ambiental, Gustavo Falcão, falando sobre ações educativas em saúde ambiental e saneamento básico, e o engenheiro Allan Pozzebon, que abordou a adoção de tecnologias para tratamento terciário para o esgoto sanitário no Brasil. Na apresentação de trabalhos técnicos, o engenheiro e ex diretor-geral do Dmae, Rafael Zaneti, expôs o paper Compatibilização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A 50ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae deve reunir cerca de duas mil pessoas entre expositores e participantes até esta sexta-feira, 13, no Centro de Eventos da Fiergs, na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30.

Confira a programação completa aqui

 

Andréa Menezes e Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes