Iniciada manutenção preventiva no Sistema de Abastecimento Menino Deus
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou às 22h desta segunda-feira, 20, a manutenção programada para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Menino Deus. Seis serviços estão em execução, em diversos setores da cadeia de produção de água tratada, possibilitando a retomada do fornecimento a partir da noite de terça-feira, 21. O restabelecimento completo dos serviços está previsto para a quarta-feira, 22.
A primeira etapa dos trabalhos foi o desligamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus. O objetivo é deixar as redes de captação e distribuição de água completamente secas - procedimento necessário para dar segurança às equipes mobilizadas na execução das melhorias. Com isso, as obras poderão ser iniciadas, de fato, no início da manhã.
Captação de água - O primeiro serviço será a substituição de uma válvula de 800 milímetros de diâmetro na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus. A intervenção permitirá ampliar a capacidade de captação de água para tratamento, reduzindo a necessidade de paradas operacionais por baixa vazão - especialmente em dias de calor intenso.
Tratamento - Duas válvulas internas, instaladas em filtros da ETA, serão substituídas com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a capacidade operacional da estação. Os equipamentos têm 700 milímetros de diâmetro. Também será realizada a poda da vegetação no entorno da estação, a fim de evitar interferências na rede elétrica de alta tensão.
Bombeamento - A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi, uma das principais do Sistema Menino Deus, passará por manutenção. Um novo motor, de maior capacidade, será instalado para ampliar a oferta de água à população. No entorno da unidade, novas tubulações de sucção e recalque substituirão a infraestrutura antiga.
Adutora - A adutora que abastece a região Sul do sistema, por meio do reservatório Catumbi, será reforçada com a substituição de um registro de 600 milímetros de diâmetro, localizado na travessa Luiz Tamanini, no bairro Teresópolis.
Manutenção complementar - Enquanto as demais frentes de trabalho são executadas, equipes das distritais do Dmae realizarão serviços pendentes na região, priorizando consertos e manutenções solicitadas via Sistema 156.
Área afetada - Mais de 480 mil pessoas são atendidas, total ou parcialmente, pelo Sistema Menino Deus. Há possibilidade de baixa pressão e/ou falta d'água nos bairros Alto Teresópolis, Agronomia, Azenha, Belém Velho, Boa Vista, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Centro, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Coronel Aparício Borges, Cristal, Glória, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Santa Tereza, Santana, Santo Antônio, Vila São José, Teresópolis, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila Jardim, Vila João Pessoa e Vila Nova.
Caminhões-pipa - Durante o período de manutenção, o abastecimento por meio de caminhões-pipa será destinado aos estabelecimentos essenciais - como, por exemplo, hospitais, postos de saúde e escolas. Enquanto o sistema estiver em recuperação, as demais solicitações serão atendidas conforme disponibilidade das equipes. Os pedidos poderão ser encaminhados às subprefeituras.
Retorno do abastecimento - O retorno da água será gradual, levando mais tempo nas áreas distantes e/ou altas do sistema. Após paradas prolongadas, a água pode apresentar coloração ou gosto alterado devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que se acumulam nas paredes internas das tubulações. Caso o aspecto demore a normalizar, o cliente pode solicitar a lavagem da rede ou do ramal domiciliar pelo fone 156, opção 2.
Bianca Dilly

