Intervenção em rede de esgotamento sanitário amplia vazão da ETE Serraria

11/09/2026 08:17
Divulgação / PMPA
DMAE
Esquina entre a avenida Erico Verissimo e a rua Marcílio Dias recebeu melhorias na rede coletora

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, operada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Zona Sul, passa a receber 600 litros de esgoto a mais a cada segundo, após as melhorias realizadas na rede do bairro Azenha. Um coletor-tronco, que possui 1.300 milímetros de diâmetro, foi desobstruído na área, em serviço realizado na avenida Erico Verissimo.

"Com a desobstrução do coletor-tronco, a capacidade de direcionamento do esgoto para o tratamento é ampliada, garantindo mais eficiência do sistema que atende a população. O impacto é positivo, sobretudo para o meio ambiente e para o Guaíba", afirma o diretor de Esgotamento Sanitário do Dmae, Rafael Zaneti.

Um obturador, que é um instrumento expansível de vedação mecânica utilizado para interromper temporariamente o fluxo de água, foi retirado da rede. Equipes do Dmae foram mobilizadas para o conserto da tubulação e para a realização de testes de pressão e vazão.

Esgotamento sanitário - O sistema de esgotamento sanitário de Porto Alegre conta, atualmente, com dez Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 36 Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs).

Luiza Mendes (estagiária) / Supervisão: Aristoteles Junior

Andrea Brasil