Jardim do Dmae recebe melhorias de paisagismo e zeladoria
O Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado no bairro Moinhos de Vento, passa por melhorias de paisagismo e zeladoria. Novas mudas de plantas, cultivadas no viveiro da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), chegaram ao espaço de convivência nos últimos dias.
Também foram realizadas ações de zeladoria - incluindo a limpeza, capina e roçada do jardim. O mobiliário urbano - que inclui bancos, mesas e outros equipamentos de uso comunitário - também teve melhorias, que incluem a pintura dos itens.
Regras - Aberto à população diariamente, das 8h às 18h, o espaço não permite a entrada e circulação de animais. A vedação é decorrente de normas sanitárias, relacionadas às atividades de saneamento, incluindo tratamento, reserva e distribuição de água tratada.
Outros itens proibidos no jardim são bicicletas, patins, skates, patinetes ou similares. Também não é possível aproveitar o local para a prática de esportes coletivos, bem como danificar ou remover vasos, mudas, folhagens e flores, subir em árvores ou pendurar objetos.
Acesso autorizado - Ensaios fotográficos e filmagens, como formaturas, gestantes, noivas e sessões infantis, além de piqueniques, estão autorizados apenas para grupos de até dez pessoas. Grupos maiores devem solicitar autorização prévia pelo e-mail comunicados@dmae.prefpoa.com.br.
Jardim - O Jardim do Dmae abriga o monumento público mais antigo de Porto Alegre: quatro estátuas que representam os afluentes do Guaíba. As esculturas, em mármore de Carrara, foram idealizadas pelo arquiteto italiano José Obino e instaladas na Capital em 1866. São duas figuras femininas, as Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, os Netunos, que representam os rios Jacuí e Gravataí.
Cristiano Vieira
