Água e Esgotos

Lançada licitação para troca de emissário de interligação de casas de bombas

26/07/2020 09:43
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Estação de bombeamento da Vila Farrapos já está em reforma predial feita pelo Dmae

A prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa - página 2) de quinta-feira, 23, a abertura de licitação para contratar a empresa responsável pela  obra de substituição do emissário de interligação da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Vila Farrapos, na rua Jaime Tolpolar, com a de número 5, na Voluntários da Pátria. O prazo para execução, após terminada a  licitação, será de 12 meses, e o investimento previsto é de R$ 2.386.743,03. A sessão pública para abertura dos envelopes com as propostas dos interessados será no dia 12 de agosto,às 14h, na Sala de Licitações, na rua Siqueira Campos, 1.300, 3º andar, sala 301 - Centro Histórico.

“Esta obra é fundamental para minimizar os alagamentos na região. A rede a ser substituída está quebrada, assoreada e sem funcionalidade", diz o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. Segundo ele, serão construídos 342 metros de novas galerias em concreto pré-moldado, de 2 metros por 2 metros de diâmetro, para dobrar a capacidade da rede do emissário. 

Durante vistoria por técnicos da prefeitura, foi constatado que as operações de limpeza e desobstrução do emissário são dificultadas porque ele está em área particular. A opção foi fazer a obra de substituição no leito da rua Júlio Castilhos de Azevedo, o que facilitará a manutenção da rede quando necessário. Quando concluídos os serviços, será feito o calçamento de 1,5 metro de largura do lado Norte da rua e em parte do lado Sul, totalizando 360 metros de extensão. Também serão refeitos 38 metros de meio-fio que estão desalinhados ou danificados.  

A Ebap Vila Farrapos está passando atualmente por reforma predial, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Desde que incorporou os serviços de manutenção das redes pluviais, há 14 meses, o Dmae vem fazendo a conservação e modernização das Ebaps, construídas em sua maioria na década de 1970. A Ebap 6, próxima à Freeway, está pronta, e as ações nas estações 1, 16 e 17 estão em andamento.

Saiba mais sobre as melhorias clicando AQUI. 

  

 

Orlando Moraes e Rafaela Redin

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes