Marchezan reúne-se com direção e servidores do Dmae
O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se, no final da manhã desta quinta-feira, 8, no Paço Municipal, com a direção e servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Na pauta, a grave situação financeira da prefeitura e as perspectivas para o futuro. O chefe do Executivo diz estar aberto a sugestões e promete se reunir mais vezes para um maior detalhamento do quadro. Também pede que as informações sejam replicadas aos demais funcionários do órgão.
“Estamos nos reunindo com os servidores e entidades de classe para apresentar, de forma transparente, a atual situação financeira do Município e a necessidade de mudanças. Também estamos abertos a sugestões”, explicou Marchezan, que demonstrou, por meio de tabelas e dados comparativos, a situação financeira dos últimos anos. Este é o segundo encontro. Nessa terça-feira, 6, o prefeito e secretários estiveram reunidos com a direção da Associação dos Auditores Fiscais do Município de Porto Alegre (Aiamu) e técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda.
Para o motorista e operador de máquinas, Geraldo Firmino, que atua há 27 anos no Dmae, já houve tempos melhores. Mesmo que o órgão esteja equilibrado, teme que sofra em função da crise da prefeitura. “Temos de seguir lutando pelo Dmae, mas também temos que pensar na prefeitura, que está em crise e precisa de todos nós para superá-la. Hoje não temos crise no Dmae, mas, se nada for feito, a crise pode chegar e nos atingir”, disse.
A assistente técnica, Maria da Graça Ortolan, observou que os servidores do Dmae têm um sentimento de pertencimento e atuam motivados em defesa do departamento. “Temos de trabalhar para que os demais servidores da prefeitura também vistam a camiseta de Porto Alegre e tenham o mesmo sentimento de pertencimento em relação à cidade”, enfatizou.
Também participaram da reunião o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos; o diretor-financeiro, Ricardo Rwer Oliveira; o engenheiro Thiago Tomaz; a assistente administrativo, Cinatra Virote, e a técnico em Comunicação Social, Maria Aparecida da Rosa Lopes.
Denise Righi