Marchezan visita obras da Estação Compacta do Belém Novo

23/12/2019 16:52
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Sistema vai auxiliar o abastecimento no Extremo Sul e Zona Leste até a construção da ETA Ponta do Arado

 O prefeito Nelson Marchezan Júnior, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, e da direção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), esteve no final da manhã desta segunda-feira, 23, fazendo uma visita técnica na obra de implantação da Estação Compacta no Belém Novo e na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro. O chefe do Executivo quis ver como está a montagem da estrutura que irá ampliar a produção de água para o abastecimento no Extremo Sul e Zona Leste da Capital.

“Este sistema vai auxiliar a cidade até a construção da ETA Ponta do Arado”, explica o prefeito. Marchezan visitou a ponta do sistema, junto à margem do rio Guaíba, e também o contêiner que realiza o tratamento. “Quando concluído, teremos um acréscimo de 30% em relação ao abastecimento atual de água na região”, completa.

Acordo - O fornecimento de sistema complementar de tratamento, acordo firmado com a Aquamec Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda, tornou-se uma alternativa para a falta de água crônica na Zona Sul nos meses mais quentes do ano. O sistema, chamado de ultrafiltração, conta com tecnologia inédita em Porto Alegre no tratamento de água e funciona como uma estação de tratamento compacta pré-fabricada. Essa estação compacta ampliará o abastecimento de água durante o período de obras do Sistema Ponta do Arado em cerca de 300 litros por segundo. Com essa ampliação, a regularidade de abastecimento de água para o Extremo Sul e a Lomba do Pinheiro estará mantida pelo Dmae.

O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, destaca que os testes para colocar a unidade de ultrafiltração em operação estão em andamento e que a intenção do Departamento é contar com a produção de 50 litros por segundo ainda nesse verão. “As equipes estão empenhadas para colocar a estação compacta em operação o quanto antes, mas ainda dependemos do resultado de alguns testes”.

Captação - Desde o final de novembro, técnicos do Dmae e da empresa contratada trabalham para colocar em funcionamento o contêiner que já está instalado ao lado da atual estação, além do novo ponto de captação necessário para levar a água bruta até a estação compacta.

Pelo contrato, a 1ª entrega aconteceria em abril de 2020, com 100 litros por segundo. Contudo, com a chegada de mais dois contêineres, dos sete previstos, poderá haver antecipação para final de janeiro ou início de fevereiro de 2020. A entrega total de 300 litros por segundo está prevista para outubro.

Produção - Ao todo serão sete contêineres que serão instalados para o tratamento da água e assim ampliar a produção para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo em 300 litros por segundo, chegando a 1.300 litros por segundo.

O contrato dessa nova tecnologia prevê um sistema 100% automatizado de produção de água filtrada com tecnologia vinda da Holanda, dentro dos parâmetros do tratamento de água realizado pelo Dmae. O investimento é de R$ 43,3 milhões com recursos próprios e prazo da contratação de 48 meses, período que se estenderá durante a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) definitiva na Ponta do Arado.

Também estiveram presentes na visita o diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires; o diretor de Tratamento de Meio Ambiente do Dmae, Marcelo Faccin; o diretor de Gestão Administrativa do Dmae, Ricardo de Oliveira; o gerente de tratamento de água do Dmae, André Petry; o vereador Mauro Pinheiro e o representante do vereador Dr. Goulart, Antônio Bertaco e técnicos da Aquamec.

 

Paulo Ricardo Fontoura

Gilmar Martins