Mergulhadores atuam na limpeza dos filtros da ETA São João
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atuou, ao longo de toda a segunda-feira, 7, na recuperação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) São João. A estrutura, que atende mais de 600 mil pessoas nas zonas Norte e Leste, opera com vazão reduzida desde a sexta-feira, 4, em razão da turbidez do Lago Guaíba.
Uma equipe de mergulhadores foi deslocada para a limpeza dos filtros da ETA, que retém boa parte dos resíduos existentes na água bruta captada pelo sistema. Com isso, a vazão chegou a 1,8 mil litros por segundo - um aumento de 15% em relação ao final de semana, quando chegou a 1,5 mil litros por segundo.
A vazão normal, que é de 2,3 mil litros por segundo, será alcançada quando as condições da água do Guaíba apresentarem melhora. A mudança no manancial é decorrente da cheia registrada nos últimos dias, e foi percebida também após a enchente de 2024.
Pulsator - A ETA São João utiliza uma tecnologia chamada Super Pulsator para o tratamento da água. Na prática, ela permite a produção de um grande volume de água em um espaço físico reduzido. Porém, é mais suscetível às alterações naturais da água do Guaíba. Por isso, este é o único sistema que teve queda de produção em razão da turbidez.
Monitoramento - O Dmae realiza diariamente 2,4 mil análises da água de Porto Alegre - tanto nos pontos de captação, quanto em todas as etapas do tratamento e distribuição. Com isso, o departamento garante a potabilidade da água que chega às torneiras. A operação segue os padrões definidos pela Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde, fiscalizada pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Sistema São João - É formado pelos bairros Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Chácara das Pedras, Costa e Silva, Cristo Redentor, Farrapos, Floresta, Higienópolis, Humaitá, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Lindoia, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Leopoldina, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Morro Santana, Navegantes, Parque Santa Fé, Passo da Areia, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
Gilmar Martins