Água e Esgotos

Nova adutora vai ampliar abastecimento de água para 124 mil pessoas na Zona Norte

12/02/2020 13:46
Endrigo Valadão/Dmae PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Obras de instalação começaram pela rua Dr. Eduardo Chartier, no bairro Passo d’Areia

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta quarta-feira, 12, a instalação de nova adutora de sucção na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Ouro Preto.  A obra vai começar pela rua Dr. Eduardo Chartier, entre a rua Marechal Simeão e a avenida Assis Brasil, no bairro Passo d’Areia, Zona Norte de Porto Alegre. A adutora Ouro Preto, de 900 milímetros, beneficiará 124 mil pessoas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João e terá investimento de R$ 17,4 milhões em recursos próprios.

A nova canalização deverá estar concluída em dezembro e faz parte do conjunto de obras para ampliar o abastecimento para cerca de 525 mil pessoas dos bairros Sarandi, Ruben Berta, Jardim Itu, Jardim Sabará e Parque Santa Fé. Trará ainda como benefício a possibilidade de desativação da adutora que fica abaixo do corredor de ônibus da Assis Brasil, entre o viaduto Obirici e o Terminal Triângulo, e que causa transtornos ao transporte público da região quando é preciso fazer manutenção. O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, destaca que a oferta de água para o Sistema São João nas áreas da extremidade nordeste da cidade será aumentada.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a rua Dr. Eduardo Chartier térá bloqueio total durante os serviços, na altura com a Marechal Simeão, onde haverá desvio de trânsito. Poderá ser acessada também a rua Marechal José Inácio da Silva. Quem estiver circulando na rua Jaguarão, poderá acessar a Coronel Feijó, Américo Vespúcio, Eduardo Chartier, Marechal Simeão e Marechal José Inácio da Silva. A EPTC vai orientar os desvios e o trânsito na região. Depois desta primeira etapa, a obra seguirá para a rua Marechal Simeão e avenida Assis Brasil.
                                               
Além desta, estão previstas também outras obras para o Sistema de Abastecimento São João, inscritas no Programa Avançar Cidades-Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e concorrendo ao valor de R$ 82,7 milhões. São elas:

1 - Ampliação da adutora de recalque da EBAT Ouro Preto para os Reservatórios Costa e Silva.

2 - Ampliação da EBAT Manoel Elias II.

3 - Implantação da adutora de recalque da EBAT Manoel Elias II para o Reservatório Manoel Elias IV.

4 - Implantação do Reservatório da Manoel Elias IV.

5 - Ampliação da adutora de sucção da EBAT Sarandi.

6 - Ampliação da EBAT Sarandi.

7 - Ampliação da adutora de recalque da EBAT Sarandi para o Reservatório Ary Tarragô.

8 - Implantação da EBAT Ary Tarragô.

9 - Implantação da adutora de recalque da EBAT Ary Tarragô para o Reservatório Manoel Elias III.
 

 

  

 

Aline Antunes Coelho

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes