Novo reservatório na Zona Sul vai ampliar abastecimento para mais de 70 mil pessoas

14/08/2020 16:13
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Investimento na obra é de R$ 2,9 milhões, com recursos provenientes da tarifa do Dmae

O novo reservatório Cristiano Kraemer, em construção na Zona Sul de Porto Alegre, vai melhorar a qualidade do abastecimento de água para mais de 9 mil pessoas que vivem nos bairros Campo Novo, Hípica e Aberta dos Morros. Também vai beneficiar indiretamente outras 62 mil pessoas atendidas pelo Subsistema Boa Vista, que pertence ao Sistema de Abastecimento de Ãgua (SAA) Belém Novo.

A obra foi retomada no início deste mês e deverá estar concluída em abril do próximo ano. O investimento é de R$ 2,9 milhões, com recursos oriundos da tarifa paga ao Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) pelos serviços de abastecimento. Construído em concreto armado e com capacidade de 2,5 mil metros cúbicos de água, o novo reservatório ficará localizado na Estrada Cristiano Kraemer, junto às Estações de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat), que serão desativadas.

“Esta é uma obra de grande importância para a Zona Sul e faz parte das ações de melhoria da infraestrutura de abastecimento da Capital, com a construção de reservatórios para qualificar a distribuição de água à população de toda a cidade†- Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Marchezan enfatiza que os recursos que bancam a obra resultam de uma gestão que prioriza o atendimento aos porto-alegrenses. "Não se pode esperar décadas até que um superávit da máquina pública viabilize os investimentos", afirma.

O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, diz que a região das estradas Cristiano Kraemer e Jorge Pereira Nunes sofre com baixa pressão de água em momentos de maior consumo. "Portanto, essa obra vai permitir ampliar a reservação do sistema e aumentar o volume de água distribuída", afirma.

Confira o mapa da área beneficiada

Dmae


 

 

  

 

Aline Coelho

Rui Felten