Obra de adutora vai qualificar o abastecimento na Zona Norte

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Assinatura permitir√° investimento de R$ 17,4 milh√Ķes em recursos pr√≥prios

A Prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) assinaram, na manh√£ desta segunda-feira, 23, contrato para a constru√ß√£o de uma nova adutora de suc√ß√£o da Esta√ß√£o de Bombeamento de √Āgua Tratada (EBAT) Ouro Preto, que ir√° beneficiar 124 mil pessoas. O investimento ser√° de R$ 17,4 milh√Ķes em recursos pr√≥prios. A nova adutora faz parte do conjunto de obras que visa ampliar o Sistema de Abastecimento de √Āgua (SAA) S√£o Jo√£o e tem como objetivo melhorar o abastecimento para os bairros da Zona Norte.

Para realizar as demais obras, o Dmae est√° concorrendo ao financiamento pelo Programa Avan√ßar Cidades ‚Äď Saneamento, do Minist√©rio do Desenvolvimento Regional, no valor de R$ 82,7 milh√Ķes. ‚ÄúOptamos por n√£o retirar mais recursos do Dmae para manter o departamento capitalizado e poder investir em melhorias para a popula√ß√£o. S√£o escolhas e optamos por melhorar o sistema em vez de colocar os recursos no caixa da prefeitura‚ÄĚ, explica o prefeito Nelson Marchezan J√ļnior.

As obras no Sistema de Abastecimento de √Āgua S√£o Jo√£o devem beneficiar em torno de 525 mil pessoas dos bairros Sarandi, Rubem Berta, Jardim Itu, Jardim Sabar√° e Parque Santa F√©. ¬†

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, e o diretor de Gestão Administrativa do Dmae, Ricardo de Oliveira.

Demais obras para o SAA S√£o Jo√£o:

1. Ampliação da adutora de recalque da EBAT Ouro Preto para os Reservatórios Costa e Silva
2. Ampliação da EBAT Manoel Elias II
3. Implantação da adutora de recalque da EBAT Manoel Elias II para o RES Manoel Elias IV
4. Implantação do Reservatório da Manoel Elias IV
5. Ampliação da adutora de sucção da EBAT Sarandi
6. Ampliação da EBAT Sarandi
7. Amplia√ß√£o da adutora de recalque da EBAT Sarandi para o RES Ary Tarrag√ī
8. Implanta√ß√£o da EBAT Ary Tarrag√ī
9. Implanta√ß√£o da adutora de recalque da EBAT Ary Tarrag√ī para o RES Manoel Elias III

Histórico - No verão de 2013/2014, o Dmae identificou que os subsistemas que abastecem esses bairros do Extremo Norte da Capital enfrentaram deficiências com elevado consumo em função do crescimento populacional da região. Foram realizadas medidas operacionais paliativas e estudos para solução definitiva do abastecimento. O resultado do estudo foi incluído no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município e contempla um conjunto de dez obras estruturantes que beneficiarão de forma imediata a população.

Aline Antunes Coelho

Taís Dimer Dihl