Obra na ETA Belém Novo pode impactar abastecimento na Zona Sul

13/12/2019 15:06
DMAE/PMPA
dmae
Estação Compacta terá investimentos próprios de R$ 43,3 milhões

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) irá suspender o funcionamento, por quatro horas, da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo. Em função da interrupção, poderá faltar água nesta sexta-feira, 13, nos bairros das zonas Sul e Leste. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas e distantes do sistema de distribuição.

A medida será necessária para a colocação de componentes elétricos para a primeira etapa de instalação da Estação Compacta junto à ETA. A Estação de Tratamento atende os seguintes bairros: Aberta dos Morros, Belém Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lajeado, Ponta Grossa, Restinga, Pitinga, Lomba do Pinheiro e Agronomia.

A obra - A instalação da Estação Compacta tem como objetivo ampliar a produção de água para o Sistema de Abastecimento de Belém Novo durante o período de construção da nova ETA Ponta do Arado. É uma nova tecnologia que prevê um sistema 100% automatizado de produção de água que aumentará dos atuais 1.000 litros por segundo para 1.300 litros por segundo. Serão 100 litros por segundo e, após 12 meses, mais 200 litros por segundo, o que resulta em uma ampliação de mais 300 litros por segundo de produção e distribuição naquela região. O investimento é de R$ 43,3 milhões com recursos próprios.

 

Maria de Lourdes Wolff

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes