Obras da adutora 18 de Novembro avançam na Zona Norte

04/10/2022 15:18
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipes trabalham na finalização da rede no bairro Navegantes

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) trabalha na finalização das obras da nova adutora de água tratada da rua 18 de Novembro, no bairro Navegantes, Zona Norte. Nesta semana será finalizada a caixa de expurgo na avenida Pernambuco esquina com a Lauro Müller, o que permitirá a pavimentação e colocação de tampa de acesso no local, atrás da estação Farrapos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

Entre outubro e novembro estão previstas a conclusão de mais uma caixa, na rua Augusto Severo esquina avenida Sertório, e a montagem da rede nas proximidades da rua Dona Sebastiana. No início de dezembro deve ocorrer o entroncamento final da 18 de novembro com a Padre Diogo Feijó, o que possibilitará o término da adutora.

“A execução da obra está em fase final e a estimativa é que até dezembro a nova adutora esteja em operação, ampliando o abastecimento da região no entorno da Arenaâ€, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia.

Reforço no abastecimento - A nova adutora na 18 de novembro terá 1.250 metros em ferro fundido de 500 milímetros de diâmetro e 270 metros de tubulação em polietileno de alta densidade (pead) de 560 milímetros. A tubulação irá reforçar o abastecimento na região da Arena do Grêmio, que registrou significativo crescimento populacional e imobiliário nos últimos anos. As obras da adutora foram reativadas em 2020, após a finalização da Trincheira da Ceará. O Dmae está investindo R$ 3,2 milhões em recursos próprios, e a execução é da terceirizada MGM Serviços Técnicos Ltda.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins