Obras da adutora de água Ouro Preto avançam na Zona Norte

12/07/2022 10:24
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Canteiro deve sair da Eduardo Chartier para a avenida Brino na próxima semana

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deve concluir até esta sexta-feira, 15, mais uma etapa da implantação da nova adutora de reforço de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, na Zona Norte.

A empresa contratada pelo Dmae está realizando o desmonte de rocha na esquina das avenidas Assis Brasil e Eduardo Chartier. Depois desta etapa, atravessa a avenida Assis Brasil para continuar o desmonte de rocha na esquina da avenida Brino.

Se as condições climáticas permitirem, essa fase, que contempla a implantação do último trecho da adutora, pouco mais de 190 metros, será concluída em agosto. A ação no bairro Santa Maria Goretti não causa interrupção no abastecimento de água da região.

Rocha no meio do caminho – Logo após o início da obra da nova adutora Ouro Preto, em 2020, foi encontrado rocha no traçado da rede adutora, o que fez com que os trabalhos fossem remanejados e os serviços para desmonte de rocha contratados. Até o momento o Dmae executou 3.320 metros da rede de 900 milímetros de diâmetro, faltando cerca de 5% do total da obra para a finalização.

Em seguida ao desmonte da rocha e ao assentamento dos tubos, prosseguem os trabalhos de instalação de caixas, visando ao entroncamento e lavagem da nova rede. A previsão de conclusão dos trabalhos é para este trimestre. “Apesar da necessidade de replanejar uma obra de grande porte e alta complexidade como essa, estamos nos encaminhando para a conclusão. Essa adutora irá qualificar o abastecimento de água para as regiões Norte e Nordeste”, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

A presença de grandes blocos de rocha ao longo do traçado da adutora nos quatro metros de profundidade, necessários para a instalação da nova tubulação, obrigou o abandono do método não-destrutivo e a utilização da tecnologia Pyroblast, utilizada para destruição de rocha a frio. Esta tecnologia possui como característica baixo ruído e vibração, reduzindo o impacto ao meio ambiente e à população, visando principalmente a segurança, eficiência e preservação do entorno.

A adutora Ouro Preto deve beneficiar 124 mil pessoas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João. O investimento total é de R$ 18,9 milhões, com financiamento de 95% pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e contrapartida do Dmae de R$ 1,2 milhões em recursos próprios.  

 

Andréa Menezes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes