Porto Alegre sedia o 50º Congresso Nacional de Saneamento

03/05/2022 10:30

No ano do seu sexagésimo aniversário, o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebe de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, na capital gaúcha, o maior fórum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento público nacional há 50 edições. O encontro ocorre nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30.

Responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgotos da capital gaúcha, o Dmae participa do Congresso Nacional de Saneamento da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) com apresentações de trabalhos técnicos, benchmarking para empresas e departamentos de saneamento de todo o país e ainda com um estande institucional na Feira de Saneamento.

“Desde que assumi a presidência da Assemae, ano passado, sugeri a realização do Congresso em Porto Alegre, para apresentar as nossas tecnologias e inovações nesse ano especial para o Departamento e também para o fórum, que comemora a sua edição de ouro. São 60 anos de Dmae e 50 anos de congresso da Assemae ”, diz o diretor-geral do Dmae, Alexandre de Freitas Garcia.

Entre os destaques organizados pelo Dmae estão visitas técnicas ao Sistema de Bacias de amortecimento - Bacia da Benjamin Constant e Reservatório R9 na Praça Fortunato Pimentel (Obra de macrodrenagem do Arroio Areia), Estação de Tratamento de Água São João, Unidade de Ultrafiltração (Estação de Tratamento Compacta), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São João Navegantes; demonstração dos sistemas de Vídeo-inspeção, Centro de Supervisão Operacional (CSO), Automação, Centro de Controle Operacional (CCO), Geo Radar (Ground Penetrating Radar - GPR)e Telemetria GPRS (Serviços Gerais de pacote Por Rádio); participação e coordenação de mesas redondas sobre Ações de Educação em Saúde Ambiental em Saneamento Básico,Cobrança pela Drenagem Pluvial Urbana, Tratamento terciário - o Futuro das ETEs Convencionais, Novas tecnologias voltadas para gestão comercial, Desafios da gestão e financiamento do saneamento básico, Nova Portaria de potabilidade da Água e ainda condução de mini-curso em Manutenção de redes de polietileno de alta densidade (Pead).

Na Feira de Saneamento, com mais de 50 expositores, o Dmae fará demonstrações do Painel Sensorial, scanner 3D e Centro de Supervisão Operacional (CSO).

Organizado pela Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o Congresso Nacional de Saneamento deve reunir cerca de mil pessoas entre expositores e participantes. 

Confira a programação completa aqui.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes