Porto Alegre sedia o 50¬ļ Congresso Nacional de Saneamento

03/05/2022 10:30

No ano do seu sexag√©simo anivers√°rio, o Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebe¬†de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, na capital ga√ļcha,¬†o maior f√≥rum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento p√ļblico nacional h√° 50 edi√ß√Ķes. O encontro ocorre nas depend√™ncias do Centro de Eventos da Federa√ß√£o das Ind√ļstrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h √†s 18h30.

Respons√°vel pelo tratamento e distribui√ß√£o de √°gua e esgotos da capital ga√ļcha, o Dmae¬†participa do Congresso Nacional de Saneamento da Associa√ß√£o de Servi√ßos Municipais de Saneamento (Assemae) com apresenta√ß√Ķes de trabalhos t√©cnicos, benchmarking para empresas e departamentos de saneamento de todo o pa√≠s e ainda com um estande institucional na Feira de Saneamento.

‚ÄúDesde que assumi a presid√™ncia da Assemae, ano passado, sugeri a realiza√ß√£o do Congresso em Porto Alegre, para apresentar as nossas tecnologias e inova√ß√Ķes nesse ano especial para o Departamento e tamb√©m para o f√≥rum, que comemora a sua edi√ß√£o de ouro. S√£o 60 anos de Dmae e 50 anos de congresso da Assemae ‚ÄĚ, diz¬†o diretor-geral do Dmae, Alexandre de Freitas Garcia.

Entre os destaques organizados pelo Dmae est√£o visitas t√©cnicas ao¬†Sistema de Bacias de amortecimento -¬†Bacia da Benjamin Constant e Reservat√≥rio R9 na Pra√ßa Fortunato Pimentel (Obra de macrodrenagem do Arroio Areia),¬†Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua S√£o Jo√£o, Unidade de Ultrafiltra√ß√£o (Esta√ß√£o de Tratamento Compacta), Esta√ß√£o de Tratamento de Esgoto (ETE) S√£o Jo√£o Navegantes; demonstra√ß√£o dos sistemas de¬†V√≠deo-inspe√ß√£o,¬†Centro de Supervis√£o Operacional (CSO), Automa√ß√£o, Centro de Controle Operacional (CCO), Geo Radar (Ground Penetrating Radar - GPR)e¬†Telemetria GPRS (Servi√ßos Gerais de pacote Por R√°dio); participa√ß√£o e coordena√ß√£o de mesas redondas sobre¬†A√ß√Ķes de Educa√ß√£o em Sa√ļde Ambiental em Saneamento B√°sico,Cobran√ßa pela Drenagem Pluvial Urbana,¬†Tratamento terci√°rio - o Futuro das ETEs Convencionais,¬†Novas tecnologias voltadas para gest√£o comercial, Desafios da gest√£o e financiamento do saneamento b√°sico, Nova Portaria de potabilidade da √Āgua¬†e ainda condu√ß√£o de mini-curso em¬†Manuten√ß√£o de redes de polietileno de alta densidade (Pead).

Na Feira de Saneamento, com mais de 50 expositores, o Dmae far√° demonstra√ß√Ķes do Painel Sensorial, scanner 3D e¬†Centro de Supervis√£o Operacional (CSO).

Organizado pela Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o Congresso Nacional de Saneamento deve reunir cerca de mil pessoas entre expositores e participantes.

Confira a programação completa aqui.

Andréa Menezes