Praias de Belém Novo e Lami estão com todos os pontos próprios para banho

24/12/2022 07:04

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulgou o relatório de balneabilidade das praias da Orla do Guaíba, localizadas nos bairros Belém Novo e Lami, no Extremo Sul de Porto Alegre. Os seis pontos analisados estão próprios para banho neste fim de semana.

Foram realizadas cinco amostras em cada um dos pontos entre os dias 23 de novembro e 21 de dezembro. As análises são realizadas semanalmente pelo Departamento. Neste mapa, você pode avaliar onde ficam localizados os pontos e a situação de cada um deles:

• Belém Novo

Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho

Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho

Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho

• Lami

Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas): águas próprias para banho

Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas): águas próprias para banho

Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho

“O Dmae tem se empenhado em garantir a balneabilidade das praias, realizando diversas análises e procedimentos para assegurar a diversão das famílias nas festividades”, afirma o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia.

Como funciona - O estudo de balneabilidade segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, deve apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 mL e que na última amostragem este valor não ultrapasse 2000 NMP/ 100 mL. O valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

 

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes