Praias do Extremo Sul estão próprias para banho

13/01/2023 16:29
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Relatório de balneabilidade divulgado pelo Dmae aponta todos os pontos de banho no Extremo Sul como próprios

O relatório realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) sobre a balneabilidade das praias do Extremo Sul aponta que todos os locais com amostras coletadas estão próprios para banho. Os seis pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami.

O Dmae coletou cinco amostras em cada um dos pontos entre os dias 14 de dezembro e 11 de janeiro. A análise é feita semanalmente pela equipe técnica do Departamento. Neste mapa, é possível verificar os pontos analisados e a situação de cada um deles.

Belém Novo

- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho;

- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho;

- Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho.

Lami

- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;

- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;

- Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho.

Como funciona - O estudo de balneabilidade segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 ml e que, na última amostragem, este valor não ultrapasse 2000 NMP/ 100 mL. O valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Márcio Nunes

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes