Prefeitura instala nove motores para futura automação das casas de bomba

21/05/2020 17:29
Rafaela Redin/DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
DMAE instalou mais um motor na Ebap 18, na rua Carlos Chagas, no centro

Dos 10 novos motores que fazem parte das ações de modernização das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), nove já foram instalados em Porto Alegre. O penúltimo dos equipamentos, distribuídos por sete Ebaps, foi substituído nesta quinta-feira, 21, na estação de número 18, localizada na Rua Carlos Chagas, no Centro Histórico. Falta apenas um motor na estação de número 10, no bairro Sarandi. Com isto, a prefeitura dá mais um passo rumo à automação das casas de bombas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O investimento na compra das peças é de R$ 1,5 milhão (ou R$ 150 mil cada).

Em meio à crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus, o governo municipal mantém obras importantes para a eficiência da prestação dos serviços. “Esta substituição dará maior confiabilidade ao sistema e permite que as casas de bombas sejam automatizadas logo ali adiante”, afirma o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos. Com potência de 250 cavalos e tensão de 380/660 volts, os novos motores têm capacidade de acionar bombas potentes, de até 2.500 litros por segundo.

Os equipamentos antigos têm mais de 50 anos, apresentam problemas constantes e dificuldades de acionamento manual. O departamento também instalou 15 painéis com chaves de acionamento das bombas. O serviço foi realizado por meio de contrato com a empresa Bombas Sinos.

Número de motores novos

Ebap 1 - dois motores - Av. Castelo Branco (próximo à Rodoviária)
Ebap 2 - um motor - Av. Castelo Branco (prolongamento Câncio Gomes)
Ebap 3 - um motor - Av. Castelo Branco (junto à Av. São Pedro)
Ebap 4 - dois motores - Av. Castelo Branco(junto à ponte, acesso da Av. Sertório)
Ebap 10 - um motor - Margem direita do Arroio Sarandi (no dique) - Vila Nova Brasília
Ebap 17 - um motor - Av. Siqueira Campos (em frente ao Tribunal de Contas do RS)
Ebap 18 - dois motores - Av. Mauá esquina Carlos Chagas

Importância das estações - O Sistema de Proteção Contra Inundações é composto pelas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), tubulações e por diques e comportas (muros da Mauá e Castello Branco). As estações foram construídas na década de 1970 para drenar a água das chuvas até o rio Gravataí e o Lago Guaíba. Todo o complexo evita o retorno das águas nas redes e o transbordamento de canais, bocas de lobo e poços de visita, espalhados nas vias. As 22 Ebaps possuem 96 bombas e capacidade instalada de 181.600 litros por segundo. Em 2017, atuavam com 40% da capacidade instalada. Hoje, após série de melhorias, estão em 80%. Há um ano, os serviços pluviais foram incorporados ao Dmae.

Rafaela Redin

Gonçalo Valduga

Acompanhe a prefeitura nas redes