Programação do Dmae tem oito serviços nesta semana

08/02/2021 08:33
Arte Endrigo Valadão/DMAE PMPA
DMAE
Trabalhos serão realizados de segunda a quinta-feira

Interligações de redes novas, desativações de redes antigas e manutenção em um hidrante de coluna estão na agenda de serviços programados do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para segunda-feira, 8, a quinta-feira, 11. Caso chova forte, eles poderão ser transferidos para outras datas.

Na segunda-feira, 8, haverá duas frentes de trabalho na Zona Norte. Na avenida Francisco Silveira Bitencourt , 610, esquina com a avenida Ecoville, a rede antiga será desativada para finalização da substituição de redes de água na Silveira Bitencourt. Poderá ocorrer desabastecimento em parte do bairro Sarandi, a partir das 9h, com retorno previsto para segunda à noite. No bairro Ruben Berta, a obra de substituição de redes na avenida João Ferreira Jardim vai ser concluída com um serviço na rua Rudi Schaly, 500. Poderá faltar água apenas na João Ferreira Jardim e na rua paralela, entre 9h e a noite de segunda-feira.

Na terça-feira, 9, a Zona Sul recebe mais uma etapa das obras de ampliação da avenida Tronco. A nova rede de água será interligada na rua Dona Otília, esquina com a avenida Cruzeiro do Sul. O bairro Santa Tereza terá o abastecimento interrompido após as 9h, com previsão de retorno a partir da noite de terça. Nesse mesmo dia, será desativada a rede antiga na rua Vicente Paris, 17, esquina com a rua Jacy Barcelos de Oliveira, no escopo das  novas redes de água lançadas na Zona Norte. Poderá faltar água em parte do bairro Santa Rosa de Lima, das 9h em diante, com retorno durante a noite de terça.

Na quarta-feira, 10, segue a interligação dos sistemas Tristeza e Boa Vista, que se inserem no plano maior de interligação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SSAs) Tristeza e Belém Novo. A finalidade é ampliar a oferta de água para as zonas Sul e Extremo Sul. As equipes irão atuar na rua dos Carijós, 415, e na avenida da Serraria, 584. Os bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria poderão ter falta de água a partir das 9h. O Dmae prevê que o abastecimento seja normalizado a partir da madrugada de quinta-feira, 11, podendo demorar mais nas partes elevadas da rede distribuidora.

Fechando a programação da semana, dois serviços vão interferir no abastecimento de água para os bairros Bom Fim, Farroupilha, Rio Branco e Santana, a partir das 9h de quinta-feira, 11. Na avenida Venâncio Aires, esquina com a rua Vieira de Castro, será substituído o registro de um hidrante de coluna. E na rua Ramiro Barcelos, esquina com a avenida Osvaldo Aranha, será desativada uma rede antiga de água. Em ambos os casos, a água deverá retornar durante a noite de sexta, 12.

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento - caso contrário, os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água -  A água pode retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:

Telefone: 156 - opção 2

Site: www.dmae.rs.gov.br

Aplicativo: #EUFAÇOPOA


E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br


Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat


Whats: (51) 99332-817

 

  

 

Ieda Pezzi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes