Quadrilátero: Dmae inicia substituição de redes de água na rua dos Andradas

01/06/2023 08:48
Carlos Rohde/EPTC/PMPA
Mobilidade Urbana
Lotação 50.2- IAPI/Auxiliadora terá alteração no itinerário, com saída prevista da Praça XV

A obra de substituição de redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no Quadrilátero Central avança para uma nova etapa nesta quinta-feira, 1°. Os trabalhos irão ocorrer na rua dos Andradas, entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores. As intervenções não afetam o abastecimento de água da região central de Porto Alegre.

A escavação e instalação de novas tubulações na Andradas ocorre primeiro na quadra entre a rua Vigário José Inácio e a rua Dr. Flores. Depois, os serviços avançam para a quadra entre a Vigário e a Marechal. Caso as condições climáticas sejam favoráveis ao andamento da obra, a previsão de término desta etapa, que contempla cerca de 400 metros de novas redes, é de 30 dias.

Execução - A vala, com no máximo um metro de profundidade e 0,80 cm de largura, é escavada pela manhã, iniciando perto de 8h, e no final da tarde, fechada para segurança dos pedestres. Na quadra em que os trabalhos ocorrem na via, será reforçada a sinalização e o isolamento para que o trânsito de pedestres ocorra na calçada. Já na quadra em que os serviços são na calçada, as entradas dos prédios recebem um passadiço de madeira, para que os pedestres possam atravessar e entrar, de forma que nenhum prédio fique sem acesso.

A obra do Dmae prevê a substituição de 4,5 mil metros de rede de água, beneficiando cerca de 25 mil moradores. A troca da rede é executada em paralelo à revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central. Na Andradas, o concreto colocado pelo Dmae é provisório, pois o piso é tombado e será recolocado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi) quando este trecho avançar.

Transporte - A Lotação 50.2 IAPI/Auxiliadora terá alteração no itinerário, com saída prevista da Praça XV na rua Marechal Floriano Peixoto, dobra à esquerda na rua Otávio Rocha, segue à direita pela rua Dr. Flores e dobra à esquerda na rua dos Andradas.

  

  

 

Isabel Lermen e Jaqueline Moura

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes