Questionários sobre o novo sistema da Ponta do Arado são aplicados na Lomba do Pinheiro

04/08/2021 09:48
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
A consulta deve seguir até outubro

Os questionários do Trabalho Técnico-Social do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão sendo aplicados esta semana nas ruas da Lomba do Pinheiro, Agronomia e Belém Velho, além das Estradas São Caetano e Extrema. A consulta aos moradores da Lomba do Pinheiro ocorreu nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, e seguirá nas demais localidades até a próxima semana.

Até o momento, quase 800 questionários já foram aplicados em nove dos 16 bairros que serão impactados com as obras do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. O objetivo é estabelecer um diagnóstico social, econômico e ambiental do território e da população beneficiados pelo empreendimento, que pretende resolver os problemas de abastecimento da Zonas Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro.

A consulta, sob a fiscalização do Dmae, deve seguir até outubro. As ações são realizadas pela empresa ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, vencedora da licitação, em conjunto com as obras da Ponta do Arado e financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento da demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. Por isso, a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para essas regiões. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A estimativa é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, no bairro Belém Novo, está em andamento, e deve ser iniciada em breve a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

Rafaela Redin

Lissandra Mendonça