Recadastramento do Dmae já alcança mais de 61 mil ligações de água em Porto Alegre
Conhecer o perfil de consumo de água pelo porto-alegrense. Com esse objetivo que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou em janeiro deste ano o processo de recadastramento da população para coletar informações sobre o uso da água pelos moradores de Porto Alegre.
A atividade já foi realizada em 75 dos 94 bairros de Porto Alegre. Foram mais de 61,7 mil ligações de água recadastradas, aproximadamente 22% do total de 348 mil ramais existentes na Capital.
Os agentes que atuam no recadastramento estão identificados com roupas e crachás com o nome da empresa AquatecSul. São visitados os imóveis com o objetivo de coletar informações sobre os ramais de água e o consumo. São solicitados dados como o CPF e o telefone do responsável pelo ramal de água, além de características do imóvel - por exemplo, se possui piscina, caixa d’água ou jardim.
A ação também envolve a substituição de hidrômetros. Desde o início da operação, foram trocados 20.957 hidrômetros em 80 bairros de Porto Alegre. “Os dados das ligações recadastradas já estão sendo compilados e, a partir deste mês de julho, irão possibilitar a atualização do cadastro destes usuários no sistema comercial do Dmae” afirma o diretor-geral do Departamento Maurício Loss. De acordo com o diretor-geral, ao conhecer melhor o público de Porto Alegre, os dados permitem que o Dmae direcione suas atenções para determinadas regiões da Capital em busca de qualificar o abastecimento de água para a população.
Desde o início da operação, o Dmae atualiza semanalmente os bairros e regiões que recebem a pesquisa de perfil de consumo e a troca de medidores. A visita dos agentes, tanto do recadastramento como aqueles que substituem os hidrômetros, é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, a ação ocorre das 8h às 17h. Em caso de mau tempo, o recadastramento é adiado para o próximo dia em que as condições estejam favoráveis.
Gilmar Martins