Reconstrução do trecho 2 do Dique do Sarandi é concluída

20/01/2026 17:02
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Mais de 1,4 quilômetro do dique já conta com proteção de 5,8 metros em relação ao rio Gravataí

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu nesta terça-feira, 20, a reconstrução do trecho 2 do Dique do Sarandi. A obra, iniciada em junho, compreende 300 metros da estrutura entre a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 10 e o ponto de rompimento na enchente de 2024. Com isso, mais de 1,4 quilômetro do dique já conta com proteção de 5,8 metros em relação ao rio Gravataí.

"Essa foi uma obra que demandou decisões difíceis, como a desocupação e demolição de moradias que há muitos anos estavam construídas sobre o dique, mas precisávamos tomar uma atitude para reforçar nosso sistema de proteção de cheias, sobretudo nos bairros mais atingidos. Esse trecho representa mais segurança e mais dignidade para moradores do Sarandi que conviviam com o medo a cada cheia" - Prefeito Sebastião Melo.

No trecho 2, a estrutura do dique havia sido profundamente alterada pela ocupação irregular. Por isso, a primeira etapa consistiu na remoção de resíduos - enterrados, ao longo dos anos, em substituição à argila retirada do dique para a construção de moradias. Após a limpeza do terreno, executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o Dmae avançou na obra por meio da compactação de materiais adequados à proteção contra cheias.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Dique do Sarandi antes da realização dos trabalhos pela prefeitura

"Diversas técnicas foram utilizadas para garantir a eficiência do novo dique do Sarandi. As fundações foram reforçadas, aumentando a aderência dos materiais ao solo e minimizando a possibilidade de deformações. Por fim, uma camada de leivas, em placas, foi aplicada para estabilizar o talude e proteger a estrutura de intempéries", explica o diretor-presidente do Departamento, Vicente Perrone.

Acolhimento - A reconstrução do trecho 2 do dique demandou o acolhimento de 57 famílias. O trabalho permanece em andamento para garantir que as obras avancem também nos outros dois quilômetros da estrutura de proteção, que ainda não foram reforçados.

Dique do Sarandi - Criado pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), entre as décadas de 1960 e 1970, possui 3,5 quilômetros de extensão entre a BR-290 e a avenida Assis Brasil. Após a enchente histórica, um estudo geotécnico conduzido pelo Dmae indicou a necessidade de reforço e elevação da cota de toda a estrutura - que, em alguns pontos, variava entre 4 e 4,5 metros.

Aristoteles Junior

Bianca Dilly