Repavimentação após obras de saneamento do Dmae segue critérios técnicos e de economicidade
Após intervenções nas redes de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza a repavimentação das vias como etapa final dos serviços. O procedimento é necessário em ações como novas ligações de abastecimento de água, regularização de ligações de esgoto e manutenções corretivas nas tubulações.
Os serviços de repavimentação são programados e executados de forma planejada. Após a conclusão da intervenção subterrânea, o local permanece sinalizado, com pavimento provisório, até que seja atingida uma demanda técnica e economicamente viável para a aplicação do asfalto definitivo. Uma única ligação de esgoto, por exemplo, demanda cerca de 0,3 tonelada de massa asfáltica - volume que não justifica, de forma isolada, o deslocamento de equipes e equipamentos.
"O intervalo entre a obra e o fechamento definitivo da via é planejado para garantir qualidade, durabilidade e melhor aproveitamento dos recursos”, explica o diretor de Esgotamento Sanitário do Dmae, Rafael Zaneti.
Para garantir a melhor utilização dos recursos públicos e maior produtividade operacional, o Dmae agrupa diferentes pontos de obra em uma mesma região e realiza a repavimentação de vários serviços na mesma data. A estratégia permite reduzir custos, otimizar o uso de materiais e assegurar a qualidade do pavimento aplicado.
Serviço - A população pode solicitar serviços de manutenção nas redes e de repavimentação por meio do Sistema 156, disponível por telefone, site, aplicativo e WhatsApp, selecionando sempre a opção relacionada ao Dmae.
Gilmar Martins