Reservatório de água no Morro da Cruz recebe instalações para ampliar pressão da água

04/03/2022 15:00
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipes trabalhando para qualificar o abastecimento de água na região do Morro da Cruz

Na manhã desta sexta-feira, 4, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fez mais uma ação para garantir o abastecimento de água no Morro da Cruz. A troca da bomba in line (conjunto moto bomba, montado em um corpo único, inserido direto na tubulação) possibilita que o motor não desarme por baixa tensão ou desbalanço de fase da energia fornecida pela CEEE Equatorial.

Além dessa medida, o departamento já realizou a substituição de um inversor por uma soft starter de maior potência, aparelho que faz com que o moto bomba opere na sua capacidade máxima, aumentando a pressão do recalque da região abastecida pela Estação Cota 200, fazendo com que a água alcance os 250 metros durante o período da noite (de menor consumo).

Projetado no início dos anos 2000, o reservatório Cota 200, possui duas células de 530 mil litros de água e recebe esse nome por estar há 200 metros do nível do Lago Guaíba. Desde o início de janeiro, devido às altas temperaturas, o reservatório e a Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Cristiano Fischer, que é responsável por bombear água para esta região, apresentaram problemas em manter o abastecimento no alto do Morro da Cruz.

Contexto - A falta d’água nesta zona da cidade, principalmente durante o verão, é um problema histórico, atrelado ao crescimento desordenado das moradias nas partes mais altas do Morro da Cruz, que gera impactos no abastecimento. A rede formal da região estava preparada para o fornecimento de água até uma altura de 200 metros a partir da captação no Lago Guaíba. 

 

Roberta Brum

Lucas Barroso