Seguem os serviços de dragagem no arroio Cavalhada

19/08/2020 14:59
Luciano Lanes/ PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Até dezembro, estima-se a remoção de aproximadamente 36 mil m³ de resíduos, o que equivale a 54 mil toneladas
Está em andamento a dragagem do arroio Cavalhada, próximo à ponte da avenida Icaraí. A previsão é que as ações de desassoreamento contemplem, ainda neste ano, pelo menos quatro trechos. Até dezembro, estima-se a remoção de aproximadamente 36 mil m³ de resíduos, o que equivale a aproximadamente 54 mil toneladas, com a aplicação de R$ 4,9 milhões, apenas em 2020.
 
No arroio Cavalhada, a limpeza será realizada da ponte da avenida Icaraí até a rua Padre Ângelo Corso, incluindo a confluência do Arroio Passo Fundo, por cerca de 80 dias. Na sequência, o serviço deve contemplar trecho do arroio Passo das Pedras, próximo à avenida Assis Brasil, e que atende a Vila Leão. 
 
Também está programada a dragagem do canal da Estação de Bombeamento de Ãguas Pluviais (EBAP) de número 5, próximo à Arena do Grêmio, na rua Voluntários da Pátria, e do arroio da Vila Dique, na avenida Severo Dullius, desde a rotatória do aeroporto até as obras, e que leva as águas à Estação 6. 
 
A contratação - O novo contrato de desassoreamento de arroios sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) foi iniciado na última quinta-feira, 13. O contrato foi firmado com a empresa F.F Maraskin Projetos, Construções e Incorporações Ltda, vencedora do registro de preços realizado através do pregão eletrônico 386/2019, em 8 de janeiro de 2020, através do Portal de Compras Públicas. A contratação, com duração de um ano, prevê o pagamento por volume de produção, a destinação final dos resíduos a ser realizada pela empresa e a fiscalização diária e in loco das equipes do Dmae. O último contrato de dragagem foi realizado até outubro de 2019 pela mesma empresa por meio de licitação.
Rafaela Redin

Gilmar Martins