Segurança e Dmae atuam em conjunto para reduzir furto de hidrômetros

29/06/2022 12:27

Depois de mapear as áreas mais atingidas, a Secretaria Municipal de Segurança irá ampliar o patrulhamento da Guarda Municipal para conter os furtos de hidrômetros registrados pela prefeitura de Porto Alegre. O trabalho, em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), alcança locais específicos da região central, no qual o videomonitoramento das câmeras de segurança também tem sido fundamental para auxiliar no combate à criminalidade.

Roberta Brum / PMPA
DMAE
Material furtado é revendido em ferros-velhos da cidade

As áreas mais atingidas ficam nos bairros Floresta, Centro Histórico, Independência, Cristal, Medianeira e Santa Teresa, segundo levantamento do Dmae. Os furtos provocam desabastecimento de água e prejuízos aos cofres públicos.

Em função dos prejuízos contabilizados pela administração municipal devido ao furto de materiais do patrimônio público, a Secretaria Municipal de Segurança passou a integrar de forma permanente de uma força-tarefa com as forças policiais de combate a estes crimes. Durante uma ação conjunta, hidrômetros furtados foram recuperados em um ferro-velho.

Para ampliar esta fiscalização, equipes do Dmae também estarão presentes durante as operações policiais para reforçar os trabalhos de identificação. “O Dmae perde muito com os furtos. Além disso, todo o desperdício de água potável vai contra as práticas ecológicas e a consciência ambiental, ainda que tenha decorrido de um ato de vandalismo”, salienta o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Além de reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal em pontos estratégicos da Capital, a pasta também vem ampliando as ações integradas para combater os crimes de receptação e furto de materiais, que acabam sendo revendidos em ferros-velhos da cidade. “Estamos trabalhando diuturnamente para combater os crimes contra o patrimônio público. Além do aumento das prisões, a Guarda Municipal vem reforçando o patrulhamento visando à segurança do cidadão”, pontuou o secretário municipal da Segurança, Mário Ikeda.

Prejuízos – De janeiro a junho, mais de 1,3 mil hidrômetros instalados pelo Departamento foram levados. Para o cliente, o furto do material tem como consequência imediata o desabastecimento. Sendo responsável pela guarda do hidrômetro, o usuário ou o dono do imóvel terão de arcar com o custo de reposição, que será cobrado na conta de água. O modelo básico, residencial de três quartos de polegada, tubulação de 20 mm de diâmetro, vai gerar uma despesa de R$ 128,50. Se houver danos ao cavalete metálico, incide mais uma cobrança. Quando o local onde estava o hidrômetro for danificado por causa do furto, o consumidor poderá ter gastos adicionais.

Denúncia - Pelas redes sociais, a prefeitura vem realizando campanhas de conscientização para auxiliar na redução dos indicadores criminais e reforça o pedido para que denúncias sejam realizadas pelos telefones 153 e 156. A ligação é anônima.

 

Roberta Brum e Lucas Rivas

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes