Semana da Água: Jardim do Dmae recebe crianças para Gincana Ambiental

11/10/2022 18:09

União, parceria e muito conhecimento sobre os cuidados com a água e o descarte correto do lixo marcaram a 16ª edição da Gincana Ambiental. O evento ocorreu no Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), nesta terça-feira, 11, no bairro Moinhos de Vento. Cerca de 200 crianças participaram das ações que mobilizaram quatro escolas da rede pública de ensino.

“É fundamental proporcionar o uso desse espaço no Dmae para atividades como essa que ajudam a compartilhar conhecimento sobre a água e também a amizade entre as crianças de forma leve e descontraída”, destaca o coordenador da equipe de Educação Ambiental do Departamento, Gustavo Falcão.

“Eu gostei bastante de estar com os meus amigos, adorei vir aqui para participar da gincana, curti muito a experiência”, disse Stefani dos Santos, de 12 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti. “No quarto ano tratamos sobre Porto Alegre e a cidade na sala de aula. Agora estamos estudando o tratamento da água, e todo esse conhecimento adquirido aqui, com certeza vai ajudar no desenvolvimento deles”, afirmou a professora Cíntia Nunes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira.

Participaram do evento alunas e alunos da escola Ildo Meneghetti, da escola Anísio Teixeira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Toyama e do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva. A programação de eventos da Semana da Água segue na sexta-feira,  14.

Programação:

Sexta-feira, 14 - a partir das 8h: Pintura do bueiro - Local: Escola Campos do Cristal (Beco do Império, 75 – Vila Nova)

Sexta-feira, 14 - das 14h às 17h: Atividades lúdicas - Local: Lar Esperança (rua Deodoro, 250 – Mário Quintana)

Semana Estadual da Água - As ações promovidas pelo Dmae fazem parte da programação da 22ª edição da Semana Estadual da Água, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). A programação ocorre entre os dias 7 e 15 de outubro e possui atividades relacionadas ao tema “Água em Movimento – A vida em ciclos”, que ocorrem de forma simultânea, presencial ou on-line, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

A 22ª Semana Estadual da Água também inclui a realização da 29ª Semana Interamericana. Neste ano, o evento busca mobilizar a sociedade para discutir e trocar experiências.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes